62894388 @elapensatambem: 1Ano12Cores: Depois do Câncer - Outubro Rosa.

recent posts

24 de out. de 2017

1Ano12Cores: Depois do Câncer - Outubro Rosa.

Hello people!

O fato de você ter tido alguém na sua família com câncer lhe faz repensar sobre alguns hábitos, esse foi principal motivo de eu ter mudado os meus.
Flor Boa Noite, a preferida da minha avó.
Estamos em Outubro e como todos nós já sabemos esse mês é dedicado a prevenção do câncer de mama, então a cor escolhida no projeto 1Ano12Cores para esse mês foi a cor Rosa.
Já falei aqui no blog que a minha avó teve câncer de mama, foi uma época bem complicada, mas graças a Deus superamos e ela está viva, feliz e saudável. Após o câncer o médico recomendou uma série de restrições, citarei alguns hábitos mudados pela minha avó conforme as restrições recomendadas.

O uso de tintura nos cabelos.

Minha avó a vida toda usou um alisante chamado Henê, que além de alisar também tingia os cabelos de preto, e é claro o uso desse alisante bem como pintar os cabelos foram proibidos pelo médico.
Fui buscar na internet qual seria a relação da tintura de cabelo com o câncer e encontrei a seguinte citação:

“Pessoas mais velhas tendem a acumular mais anos de uso das tinturas. Outra possibilidade é que elas tenham entrado em contato com compostos químicos mais pesados que eram empregados nesses cosméticos antes dos anos 1980”

Até 1980 alguns cosméticos usavam a substância 4-ABP e esta foi considerada como cancerígena causando mutações do genoma humano e interferindo em questões hormonais, e a maioria das tinturas de cabelos se não dizer todas possuíam essa substância, como vocês podem ver a minha avó se enquadra no perfil descrito acima, acreditem ela deve ter usado o Henê nos cabelos por uns 40 anos. Hoje ela não usa tintura nenhuma e seus cabelos estão branquinhos como algodão.

Deixou de cutilar as unhas.

Essa não é uma proibição para ser seguida após o câncer. A questão de não cutilar as unhas está relacionada ao processo de quimioterapia, nesse processo a imunidade fica muito baixa, consequentemente as unhas ficam enfraquecidas, logo a proibição de cutilar as unhas é para evitar feridas e também o uso de produtos como a acetona.
Mesmo após o processo de quimioterapia minha avó decidiu por não mais cutilar as unhas, porém ela ainda pinta e usa a acetona, coisa que tenho que aconselhá-la a mudar também.

Deixou de consumir alguns produtos industrializados.

Minha avó aboliu praticamente todos os produtos industrializados da cozinha, em especial o caldo knorr. Até hoje ela diz que o caldo knorr era quem dava um "tcham" na sua comida, lembro que desde de pequena esse condimento estava sempre presente na sua cozinha, e como nós já sabemos produtos industrializados não são benéficos a nossa saúde.

Passou a fazer exercícios físicos diariamente.

É isso mesmo, minha avó agora possui uma lista de exercícios diários. Ela recebeu do INCA uma cartilha com sugestões de exercícios físicos diários e regularmente ela os pratica. Fora esses exercícios ela caminha duas vezes ao dia, pela manhã e a tardinha. Encontrei essa citação na internet:

"A atividade física diária reduz o estresse oxidativo, isto é, a produção de radicais livres, agentes que podem prejudicar o metabolismo intracelular e ocasionar danos ao DNA, RNA, lipídios e proteínas. Radicais livres também promovem o mau funcionamento do sistema de reparo do DNA, contribuindo para a proliferação de células com mutações, ou seja, o desenvolvimento do câncer." 

Exercícios físicos sempre foi uma dica aqui no blog para a obtenção de saúde, espero que o compartilhamento dessas informações e experiência, sirva de reflexão a vocês assim como serviu para mim.
Creio que se o INCA sugeriu essas restrições foi para beneficiar a minha avó e graças a Deus ela tem seguido as recomendações dadas e a sua saúde está ótima, considerando que ela já possui 84 anos, espero um dia chegar a idade dela com o vigor que ela possui.

E vocês? Qual a relação que vocês tem com câncer? Se tiver mais alguma recomendação para sugerir deixe aqui nos comentários.

Até o próximo post.

Fontes: 
Como os exercícios ajudam a prevenir a formação de um tumor?





*** 1 Ano 12 Cores ***
Quer saber tudo sobre o nosso projeto siga a nossa hashtag #1ano12cores no Instagram. Conheça os blogs participantes:


2 comentários:

  1. Oi!

    Eu sabia da parte da cutícula, que tem uma amiga minha que não pode fazer as unhas por conta de um câncer tbm! Mas essa da tintura do cabelo eu não sabia não!
    Amanhã aqui no trabalho vamos vir de rosa =)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da sua abordagem no post. Fugiu daquele "vamos fazer o autoxame" super falado no Outubro Rosa (e também muito importante).
    Na minha família só tive uma tia com caso de cancer de mama, mas ela morava nos EUA e eu era nova, então não me lembro direito como foi o tratamento. Sei que ela teve que retirar as mamas e ai colocou prótese.
    Com certeza os nossos hábitos estão muito ligados a essas doenças.. acho que temos que ir nos moldando para nos livrar desses velhos hábitos e evitar essas doenças.

    Um beijo!
    www.negavaidosa.com.br

    ResponderExcluir