62894388 @elapensatambem: Minha Horta: As fases da Lua.

recent posts

7 de mar. de 2018

Minha Horta: As fases da Lua.

Hello people!

Olha eu aqui mais uma vez pra falar com vocês sobre cuidados com a horta. Como vocês sabem eu comecei a fazer a minha horta em Abril do ano passado, este foi um ano experimental para mim, tive alguns acertos e muitos erros e a medida que as coisas foram acontecendo eu fui compartilhando a minha experiência com vocês.

Colhendo Salsa
Colhendo minha Salsa
Uma das coisas que eu descobri nesse ano experimental é que a Lua possui influência nas nossas queridas plantinhas. Muitas pessoas seguem o Calendário Lunar nos cuidados e manutenções de jardins, hortas e pomares, esse calendário é seguido também nas grandes lavouras pelos agricultores.

Fonte: http://www.agrisustentavel.com/discussoes/lua.htm
Assim como a maré a Lua possui influência na seiva das plantas  na Lua Cheia e na Lua Crescente as seivas são "atraídas" para fora e para cima e na Lua Nova e Lua Minguante a atração é menor então a seiva fica para dentro e para baixo.


Como plantar conforme as fases da Lua?

A Lua possui quatro fases e cada fase dura sete dias:

Lua Nova: Plante tudo que floresce. Exemplos: tomate, pimentão, morango, berinjela, jiló e entre outros.
Lua Crescente: Todo o tipo de folha. Exemplos: alface, chicória, rúcula e entre outros.
Lua Cheia: Todas as folhosas que dão " cabeça". Exemplo: Repolho, Couve flor, Brócolis e entre outros.
Lua Minguante: Tudo que nasce embaixo da terra, as raízes. Exemplos: Beterraba, Cenoura, Alho, Cebola e entre outros.

Muda de Couve Flor - blog Elapensatambem
Mudas de Couve Flor, semeei na Lua Cheia e três dias germinaram
Como estamos entrando em Março e o Outono já vem aí, estou em cima hora para começar a plantar, em Abril já quero ter as minhas mudas prontas para o transplante!

Então a dica é:  siga o Calendário Lunar agora nesse mês de Março para plantar as suas sementes, não perca tempo pois o Outono está vindo!


Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário