62894388 @elapensatambem: Cabelo Natural - Uma decisão saudável.

recent posts

9 de nov. de 2014

Cabelo Natural - Uma decisão saudável.

Quando criei esse blog tinha a intenção de compartilhar ideias inteligentes, principalmente nesse universo feminino, pois bem, hoje eu compartilho com vocês uma decisão que tomei a pouco tempo.
Decidi que não irei mais passar química no meu cabelo, sempre usei relaxante no meu cabelo e o principal uso da química além de ser por vaidade (rsrrss e sempre é vamos combinar) também pelo fato de achar que meu cabelo não crescia, o que não era verdade, ele crescia porém o cabelo crespo possui uma característica própria, chamamos esse atributo de fator encolhimento.

Fator encolhimento para quem não sabe, tem haver com o formato do fio, cada cabelo temo seu tipo de formato, se o cabelo tiver um  formato dos fios em espiral ou zigue-zague, o cabelo pode encolher de 50% a 80% do seu comprimento atual. Isto significa que ele vai aparentar ter a metade do comprimento que ele tem de fato.


Meu cabelo tem formato espiral, cacheado e os cachinhos são bem estreitos, isso significa que o fator encolhimento é bem grande.

Explicado o fator encolhimento vamos a outro motivo da minha decisão, hoje as pessoas têm muito mais aceitação ao cabelo crespo e isso conta também como um incentivo para mim mas o que realmente me fez pensar em relação a isso foram duas pessoas em especial a minha avó.

Para quem não sabe minha avó teve câncer e uma das principais recomendações médicas era a proibição de quase tudo que era relacionado a química principalmente a tintura e o henê que ela tanto usava, hoje há a mais ou menos três anos ela não usa química nenhuma nos cabelos e está com o cabelo branquinho e muito bonito rsrsrsrs. Outra pessoa que me fez pensar sobre meus hábitos foi um colega de trabalho que infelizmente passou pela mesma situação de câncer, pude acompanhar essa fase e tratamento do meu amigo e isso me fez refletir e muito sobre minha alimentação e meus hábitos.

Não pretendo ser radical, mas quero sim aos poucos ir mudando meus hábitos e ter uma vida mais saudável e estou começando pelos cabelos.

Essa é a minha decisão é a maneira que me sinto, você pode ou não aderir a ela, quero que saiba que isso não uma imposição é apenas a minha história sendo registrada. Até a próxima.

Para saber mais sobre fator encolhimento: http://www.cabelocrespoecabelobom.com.br/blog/2011/07/fator-encolhimento/

Continue acompanhando minha história:
Cabelo Natural: Saiba como estou progredindo. 

6 comentários:

  1. Acho que quanto aguente se liberta da química aguente fica livre para nossas aventuras e ganha mais atitudes.

    ResponderExcluir
  2. Adorei! O meu cabelo também encolhe muito e eu sou muito apegada ao comprimento, por isso é que ainda não tive coragem de cortar a parte lisa. Parabéns Natasha, escreves muito bem, beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu tomei a mesma decisão recentemente. É difícil porque meu cabelo é imenso então ele está liso na maior parte e ondulado na raiz mas quero me manter firma na decisão. Muito mais saudável ter um cabelo natural. Sem falar que hj não há mais aquela ditadura do cabelo escorrido... Acho tão lindo os cabelos com volume! Estou lendo seu cronograma capilar, mto bacana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade agora somos mais livres para nos assumir naturalmente rsrsrs Espero que goste da leitura.

      Excluir