62894388 @elapensatambem

recent posts

31 de ago. de 2017

Minha horta: Nova Iguaçu muito espaço e pouco tempo. - BEDA31

Por esses dias estava procurando uma horta comunitária aqui na minha cidade e por incrível que pareça ainda não obtive sucesso.
Muda de alface.
Eu moro na cidade de Nova Iguaçu, aqui tem muito espaço para o desenvolvimento de hortas orgânicas porém não temos tempo para o cuidado das mesmas.
Nova Iguaçu é uma cidade que possui uma história ruralista, muitas fazendas com enormes plantações existiam nesse lugar, com o aparecimento daquilo que chamamos de "progresso", as fazendas foram divididas em lotes e estes foram vendidos aos atuais moradores.
Boa parte desses moradores vieram de terras rurais de outros estados especificamente da regiões do nordeste e sudeste, o famoso êxodo rural, era comum vê nas humildes casas, pequenas plantações para consumo próprio mesmo.
As pessoas embora possuíssem a cultura de se ter uma horta em casa, tinham pela necessidade de comer e não por estarem conscientes dos benefícios dela, logo nos tornamos uma mão de obra para o comércio local e para a cidades mais desenvolvidas como Rio de Janeiro.
Basicamente a população de Nova Iguaçu era formada por homens que trabalhavam na construção civil e mulheres que trabalhavam como empregadas domésticas, e a outra classe de moradores de Nova Iguaçu eram e ainda são de comerciantes que pouco valorizam as terras férteis que possuímos e consequentemente as tornam improdutivas seja por não usá-las de maneira rentável ou por poluição mesmo.
Com isso veio a nova geração, que acredito ser a minha, nossos pais deram muito valor aos nossos estudos, mas optamos por profissões que estão ligadas ao serviço e a indústria e não a produção agrícola.
Hoje os velhos para relembrarem o período da sua juventude criam as suas hortas, mas essa é uma cultura isolada, essa cultura não é passada aos jovens, nós possuímos o espaço para termos hortas orgânicas produtivas porém nos falta tempo e iniciativa.
Acredito que uma horta orgânica além de trazer uma alimentação mais saudável, também traria  à algumas famílias de Nova Iguaçu uma fonte de renda, simplesmente porque muitas pessoas que moram em apartamentos ou em lugares com pouco ou nenhum espaço para plantio, estão optando em consumo de produtos orgânicos. Creio também que poderíamos ser um referencial no estado do Rio de Janeiro no cultivo de produtos orgânicos.
Vejo Nova Iguaçu com muito potencial nesse sentido e fico triste que a política e iniciativa sobre a produção de produtos orgânicos sejam fracas, para não dizer inexistentes.
Então se você é morador de Nova Iguaçu como eu e estar em busca de uma alimentação saudável e de um estilo de vida melhor, que tal começar a fazer a sua horta?
Se você quer começar a sua horta e não sabe como me responda nos comentários ou me procure nas redes sociais. Vou continuar por aqui dividindo o que sei, pode não ser muita coisa, mas essa é a minha iniciativa.
Até o próximo post.

28 de ago. de 2017

Motivos para fazer um Ensaio Fotográfico - BEDA28

Hello People! How are you?

Estive lendo alguns comentários aqui no blog referente ao Ensaio Fotográfico que fiz na Urca com a  Pâmela Photo Produções, algumas pessoas tanto no blog quanto no Facebook expressaram o desejo de fazer um ensaio mas nunca realizaram esse desejo.

Ensaio realizado na Urca: Dicas para Ensaio Fotográfico

Recentemente também fiz outro ensaio, mas dessa vez fiz no Parque Madureira com a mesma fotógrafa, eu a super indico. Comparando os dois ensaios percebi que muita coisa mudou em mim de lá pra cá.
Hoje compartilho com vocês alguns motivos para se realizar um Ensaio Fotográfico.
1) Tudo muda o tempo todo - Olha meu ensaio na Urca está totalmente diferente do de agora, minhas feições mudaram, o meu cabelo cresceu e a minha auto estima também. Os dois trabalhos  foram ótimos, porém é visível que a garota do primeiro ensaio não é mais a mesma.
2) Fotos não são apenas registros - Você já deve ter lido ou ouvido isso um milhão de vezes, é um clichê mesmo, "Eternize os seus momentos". Muito mais do que um registro no papel as fotos têm o poder de nos fazer lembrar. Em uma foto você pode ter várias lembranças ao mesmo tempo, de um vestido que você gostava muito, de um lugar e também de pessoas. Além disso uma foto pode nos fazer lembrar de antigas emoções, de como crescemos, de como passamos por determinada situação e agora saímos vitoriosos dela.
3) Fotos podem ser solução para o futuro - Isso mesmo! Fotos registram a nossa história e as vezes perdidos nessa nossa vida louca, esquecemos de coisas tão simples, fotos registram também um aprendizado, a partir delas reaprendendo determinadas coisas que muitas vezes esquecemos. A partir delas encontramos soluções para problemas no nosso futuro.
Algumas dessas situações já aconteceram comigo, estava saindo de uma relação de três anos quando fiz o meu primeiro Ensaio Fotográfico, essas fotos para mim são um marco meu. Ali está o retrato de uma mulher se reestruturando emocionalmente, uma mulher querendo novos sonhos idealizando novos projetos.
No meu segundo ensaio o momento era outro, essa mulher já tem os seus sonhos e já tem alguns projetos idealizados. Esse comparativo só me faz seguir em frente saber que superei, saber que sou forte.
Com certeza farei outros Ensaios Fotográficos e espero que tenha convencido a você fazer o seu.
Amanhã tem mais, até!