62894388 @elapensatambem: outubro 2017

recent posts

29 de out. de 2017

Minha Horta: Como estou progredindo - Outubro.

Hello people!

Olha eu aqui mais uma vez compartilhando com vocês um pouco mais sobre a Minha Horta. Como já sabemos Setembro é o mês que se inicia a Primavera, uma das coisas boas que essa estação traz além das flores são os frutos! Setembro é um mês de colheita.
Na minha humilde horta consegui colher o alface e o tomate, deu aí para fazer uma saladinha orgânica, nem preciso dizer que o sabor é muito mais apurado, é outro nível.

Tomate Salada
Tomate Salada

Mas nem tudo são flores e frutos, com a Primavera os insetos se proliferam ainda mais. E sim algumas das minhas plantas foram afetadas por eles, especificamente a Lagarta Falsa Medideira tem sido o meu maior problema, a bendita comeu as minhas abobrinhas e não deixa as minhas abóboras vingarem e ela não conseguiu dar fim na beterraba porque ela fica embaixo da terra. Estou pesquisando algumas formas de combatê-la.
Outro problema que estou tendo são com os meus alfaces, tem uma mosquinha fazendo a festa, mas já estou tratando-o com uma solução de detergente de coco e vinagre de maça.

Alface Orgânico
Olha o meu alface aí gente! Cebolas ao redor.
As minhas cebolas estão se desenvolvendo muito bem, nossa é super gratificante vê-las assim e saber que as cultivei através de sementes. Pensando em fazer um post de evolução quando colhê-las.
Ainda não tive sorte com o pepino e a couve, os plantei novamente para novas tentativas, espero obter sucesso dessa vez.

Inhame, plantei a partir do inhame comprado no mercado.

Nesse mês de Outubro plantei alguns vegetais novos como o pimentão, morango, berinjela, inhame, quiabo, cenoura, salsa e a bertalha. Comprei também mudas de alecrim, orégano e hortelã. Todos estão se desenvolvendo sem problemas até o presente momento.

Essas são minhas mudas de morangos e a direita algumas mudas de couves.
Pelo andar da carruagem a próxima colheita será de batata-doce e beterraba, além dos tomates. O tomateiro está carregado.

Bem este é o update da minha horta para o mês de Outubro, estarei postando mais dicas de cultivo aqui para vocês.

Até o próximo post.
Mudas de Bertalha

24 de out. de 2017

1Ano12Cores: Depois do Câncer - Outubro Rosa.

Hello people!

O fato de você ter tido alguém na sua família com câncer lhe faz repensar sobre alguns hábitos, esse foi principal motivo de eu ter mudado os meus.
Flor Boa Noite, a preferida da minha avó.
Estamos em Outubro e como todos nós já sabemos esse mês é dedicado a prevenção do câncer de mama, então a cor escolhida no projeto 1Ano12Cores para esse mês foi a cor Rosa.
Já falei aqui no blog que a minha avó teve câncer de mama, foi uma época bem complicada, mas graças a Deus superamos e ela está viva, feliz e saudável. Após o câncer o médico recomendou uma série de restrições, citarei alguns hábitos mudados pela minha avó conforme as restrições recomendadas.

O uso de tintura nos cabelos.

Minha avó a vida toda usou um alisante chamado Henê, que além de alisar também tingia os cabelos de preto, e é claro o uso desse alisante bem como pintar os cabelos foram proibidos pelo médico.
Fui buscar na internet qual seria a relação da tintura de cabelo com o câncer e encontrei a seguinte citação:

“Pessoas mais velhas tendem a acumular mais anos de uso das tinturas. Outra possibilidade é que elas tenham entrado em contato com compostos químicos mais pesados que eram empregados nesses cosméticos antes dos anos 1980”

Até 1980 alguns cosméticos usavam a substância 4-ABP e esta foi considerada como cancerígena causando mutações do genoma humano e interferindo em questões hormonais, e a maioria das tinturas de cabelos se não dizer todas possuíam essa substância, como vocês podem ver a minha avó se enquadra no perfil descrito acima, acreditem ela deve ter usado o Henê nos cabelos por uns 40 anos. Hoje ela não usa tintura nenhuma e seus cabelos estão branquinhos como algodão.

Deixou de cutilar as unhas.

Essa não é uma proibição para ser seguida após o câncer. A questão de não cutilar as unhas está relacionada ao processo de quimioterapia, nesse processo a imunidade fica muito baixa, consequentemente as unhas ficam enfraquecidas, logo a proibição de cutilar as unhas é para evitar feridas e também o uso de produtos como a acetona.
Mesmo após o processo de quimioterapia minha avó decidiu por não mais cutilar as unhas, porém ela ainda pinta e usa a acetona, coisa que tenho que aconselhá-la a mudar também.

Deixou de consumir alguns produtos industrializados.

Minha avó aboliu praticamente todos os produtos industrializados da cozinha, em especial o caldo knorr. Até hoje ela diz que o caldo knorr era quem dava um "tcham" na sua comida, lembro que desde de pequena esse condimento estava sempre presente na sua cozinha, e como nós já sabemos produtos industrializados não são benéficos a nossa saúde.

Passou a fazer exercícios físicos diariamente.

É isso mesmo, minha avó agora possui uma lista de exercícios diários. Ela recebeu do INCA uma cartilha com sugestões de exercícios físicos diários e regularmente ela os pratica. Fora esses exercícios ela caminha duas vezes ao dia, pela manhã e a tardinha. Encontrei essa citação na internet:

"A atividade física diária reduz o estresse oxidativo, isto é, a produção de radicais livres, agentes que podem prejudicar o metabolismo intracelular e ocasionar danos ao DNA, RNA, lipídios e proteínas. Radicais livres também promovem o mau funcionamento do sistema de reparo do DNA, contribuindo para a proliferação de células com mutações, ou seja, o desenvolvimento do câncer." 

Exercícios físicos sempre foi uma dica aqui no blog para a obtenção de saúde, espero que o compartilhamento dessas informações e experiência, sirva de reflexão a vocês assim como serviu para mim.
Creio que se o INCA sugeriu essas restrições foi para beneficiar a minha avó e graças a Deus ela tem seguido as recomendações dadas e a sua saúde está ótima, considerando que ela já possui 84 anos, espero um dia chegar a idade dela com o vigor que ela possui.

E vocês? Qual a relação que vocês tem com câncer? Se tiver mais alguma recomendação para sugerir deixe aqui nos comentários.

Até o próximo post.

Fontes: 
Como os exercícios ajudam a prevenir a formação de um tumor?





*** 1 Ano 12 Cores ***
Quer saber tudo sobre o nosso projeto siga a nossa hashtag #1ano12cores no Instagram. Conheça os blogs participantes:


18 de out. de 2017

Um dia na Expo Noivas com a Dona do Buquê.

Hello people!

Como algumas pessoas já sabem eu trabalhei no estande da A Dona do Buquê agora no mês de Outubro.


A Segunda Expo Noivas aconteceu dia 08 de Outubro no Elite Show Festas aqui em Nova Iguaçu, nossa foi um dia incrível, os melhores fornecedores do ramo estavam lá, como por exemplo a Flower Homme que é uma loja de ternos masculinos super conceituada em Nova Iguaçu.

A Dona do Buquê aproveitou esse momento para apresentação dos seus novos buquês inspirados na estações Primavera e Verão.

Além de estar trabalhando no estande eu também participei de um desfile. A proposta do meu look era destinado as noivas que desejam se casar apenas no civil ou realizar uma cerimonia mais intimista.


Eu usei um vestido curto com mangas longas de boca de sino e com decote recortado em folhas todo trabalhado em renda.
O meu buquê tem um tamanho menor, apropriado para noivas que usarão vestidos curtos.



A minha Make e Hair foi da Débora Bezerra, foi uma maquiagem super simples com um penteado preso na lateral.

Para conhecer mais um pouco sobre a A Dona do Buquê acesse a página dela no facebook, clique aqui. Você pode também seguí-la no Instagram @adonadobuque .

Segue um vídeo que fiz no dia, todo ao som de violinos um encanto!

E aí o que acharam do meu dia? Diz aí nos comentários.

Fotos de Pâmela Photo Produções.

Até o próximo post!



13 de out. de 2017

Minha Receita: Sorvete Natural de Banana

Hello People!
Hoje trago para vocês uma dica super deliciosa e nutritiva para esses dias quentes.


Ainda estamos na Primavera, mas o calor já está de matar, e para não ficar refém dos sorvetes e picolés resolvi fazer um sorvete que tem por base a banana congelada.
É bem simples compre algumas bananas, sugiro que elas estejam bem maduras pois assim o sorvete fica mais saboroso, em seguida corte-as em rodelas e coloque para congelar.
Bata as bananas congeladas no liquidificador ou processador. Eu gosto de adicionar outras frutas, essas frutas não precisam estar congeladas, você pode colocar também mel ou leite condensado, caso não tenha use o açúcar mesmo.
Sorvete Natural com banana, manga e mel.

Uma outra sugestão é adicionar castanhas, nozes, amêndoas ou uma semente de sua preferência.
Bata até ficar uma mistura homogênea e aí é só apreciar!
Você pode congelar a banana e usando aos poucos, é só tirar do congelador quando bater aquela vontade de tomar algo gelado.
Então essa a dica de hoje, bem fácil não?
Até o próximo post.