62894388 @elapensatambem: Cabelo Natural: Reconstrução Capilar – parte I

recent posts

14 de jan de 2015

Cabelo Natural: Reconstrução Capilar – parte I

Achei muito conveniente falar desse tema agora na estação que mais agride os fios do nosso cabelo, o verão. Todos nós queremos curtir a praia, piscina, cachoeira, a chuva, o vento e tudo mais que essa deliciosa estação nos proporciona e é claro, todas essas mudanças de água salgada, água com cloro, água gelada e as diversas e repentinas ações climáticas danificam o nosso cabelo. 

    Essas ações podem deixar nossos cabelos, porosos, fracos e quebradiços. E aí como então devemos tratá-los? No mercado com certeza você verá uma série de tratamentos prometendo milagres, porém não se iluda porosidade nos fios capilar não tem cura, mas tem uma “maquiagem” que se pode fazer para preencher digamos as lacunas do seu fio de cabelo ocasionadas pela perda de massa. Essa maquiagem acontece na reconstrução capilar que é: 

    O processo que deposita nos fios as proteínas, aminoácidos e minerais, que são hidratantes essenciais para a estrutura física dos cabelos, pois tratam as camadas externas dos fios e são responsáveis pelo brilho, maciez e pelo balanço natural das madeixas. Saiba mais

    Cerca de 90% por cento do fio de cabelo é composto pela queratina que é uma proteína que contém na sua estrutura 18 aminoácidos.
    Entendemos aqui o que é reconstrução capilar e qual a sua função e principalmente sabemos quais os fatores que ocasionam a necessidade de realizar uma reconstrução capilar.
Reconstrução capilar sem dúvida é uma fase do cronograma capilar importante e bastante perigosa por dois motivos:
    1)   “quando um cabelo chega ao ponto de gritar por reconstrução, isso quer dizer que os demais componentes presentes em menor quantidade já foram defasados antes de ocorrer a perda de proteínas e, portanto, devemos supri-los a priori a fim de preparar os fios para uma posterior reposição proteica.
       2) Tenham em mente que aplicar tratamentos capilares ricos em proteínas em cabelos previamente desidratados e desnutridos tende a ser um tiro pela culatra, pois o enrijecimento da fibra acarretado pela reposição proteica indevida é um dos principais causadores de quebra dos fios.” Saiba mais

     Em resumo você só pode fazer a reconstrução se o os seus cabelos realmente necessitarem da mesma e ela só terá o efeito desejado se os seus cabelos estiverem preparados para recebê-la, por isso é importante fazer cronograma capilar realizando a sua hidratação e nutrição, então não saia por aí colocando queratina no seu cabelo por que o resultado pode ser irreversível.
No próximo post vamos falar sobre os alimentos que podem nos auxiliar nessa fase da reconstrução capilar.

Acompanhe a minha história:

Cabelo Natural: Uma decisão saudável.
Cabelo Natural: Como estou progredindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário