62894388 @elapensatambem: Minha Horta: Como estou progredindo - Maio.

recent posts

30 de mai. de 2017

Minha Horta: Como estou progredindo - Maio.

Hello people!

Eu sei, eu sei Maio já está terminando e eu não compartilhei nada com vocês sobre a minha horta, mas eu estou aqui para pagar a minha dívida. Let's go!
Eu listei para vocês alguns vegetais que podem ser plantados no mês de Abril, e foram esses: Beterraba, Cenoura, Abobrinha, Pepino, Cebola, Cebolinha, Abóbora, Milho e Tomates. Esses são os vegetais que achei mais interessantes para se ter na minha horta, então estudei cada um deles e fiz as minhas escolhas.
A minha escolha foi baseada no Infográfico que já disponibilizei aqui no blog, eu analisei cada um dos vegetais e as suas combinações. Vocês sabia que alguns vegetais se dão muito bem se plantados juntos? Fica tudo explicadinho na imagem abaixo:
 
 

Eu plantei os seguintes vegetais: Alface, Cebola, Beterraba, Tomate, Cebolinha, Abóbora e Cenoura. Infelizmente não obtive sucesso em todos, todas as sementes germinaram, mas nem todas desenvolveram-se bem, vou listar aqui para vocês os erros que cometi nesse processo:

- Eu usei um copinho de chá descartável como sementeira, não é exatamente um erro mas eu não observei que o pote em si acumula muita água e os buraquinhos que fiz não eram o suficiente.
- Antes das regas eu deveria ter afundado o meu dedo na terra para ver se a mesma estava úmida, ao invés disso eu só olhava a superfície.
- Coloquei poucas folhas secas para cobrir o solo, se tivesse colocado mais as minha mudinhas estariam mais protegidas.
- Um dia resolvi colocar as mudas em um lugar com  sol mais intenso e isso foi o meu fim, poucas mudinhas sobreviveram aquele dia de sol.
- Em um copinho tinha colocado mais ou menos seis sementes, das sementes de alface só germinaram duas, , tive sucesso com a  germinação das sementes de cenoura, porém perdi as mudinhas por causa da brilhante ideia de colocá-las no sol, assim como perdi algumas mudas de tomate e beterraba.

A beterraba já nasce com essa cor linda!

Resumindo daquilo que semeei em Abril tenho apenas: Duas mudas de Beterraba, três de Tomate e quatro de Cebola.
 A Abóbora plantei em um lugar a parte, não comprei a sementes não, usei a abóbora comprada no sacolão mesmo, cavei um buraco no chão e joguei as sementes e algumas cascas de legumes e as bichinhas brotaram, agora vou espalhar as mudas no meu quintal.
A cebolinha também comprei no sacolão, usei uma técnica hidropônica foi bem simples:
 - Corte o talo da cebolinha com a raiz, pode ser apenas aquela parte branca, coloque um pouquinho de água no fundo do copo e em seguida coloque a cebolinha. Quando você ver que cebolinha brotou passe -a para terra, antes de colocar na terra passe a mão na raiz para retirar "os cabelinhos podres", mantenha a terra sempre úmida com bastante matéria orgânica e nunca deixe a terra encharcada.

Agora em Junho vou plantar novas sementes, não vou perder o pique, vou tentar novamente.
Muda, beterraba, tomate, alface, horta, sementeira
Da esquerda para direita mudas de Beterraba, Tomate e no fundo Alface.

Então é isso pessoal, como estão as plantinhas de vocês? Tendo dificuldade com alguma é só falar nos comentários o que eu souber e puder ajudo vocês!

Até o próximo post!

2 comentários:

  1. É muito bom ver a hortinha crescendo né! Tenho um pezinho de manjericão e alguma cebolinhas.
    Mas ainda quero fazer uma hortinha com mais coisas.
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
  2. Amando ver seus posts sobre horta! Não vejo a hora de ter minha casa e aprender a plantar e cuidar :)
    E obrigada por nos mostrar seus erros e acertos.

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir