62894388 @elapensatambem: Minha Horta: Adubo caseiro - BEDA19

recent posts

19 de ago. de 2017

Minha Horta: Adubo caseiro - BEDA19

Hello people!

Casca de ovo, borra de café, casca de banana e casca de batata. Esses são os ingredientes nada secretos responsáveis pela saúde da maioria das hortas caseiras por aí.

Hoje vou compartilhar com vocês algumas dicas que já utilizo aqui em casa e sei que muita gente joga esses ingredientes no lixo. Let's Go people!
Casca de ovo: Velho segredinho da vovó, a farinha de casca de ovo é responsável pelo fornecimento de potássio, você pode usá-la na sua comida ou nas suas plantinhas. Lave a casca de ovo e coloque em um lugar arejado para secar, eu coloco no basculante da cozinha, quando tiver uma boa quantidade triture no liquidificador. Pode guardar em pote qualquer porém tampado.

Borra de Café: Sabe aquela borra do café que você faz todos os dias e todo o dia joga fora, então, esse material é rico em nitrogênio as plantas amam, guarde a dentro de um pote na geladeira e vai juntando aí.
Casa de banana ou batata: Ricas em potássio esses dois ingredientes podem mudar a saúde da sua planta do dia para noite, é só descascar e guardar na geladeira também.
Agora que você já tem todos os ingredientes vou ensinar como usá-los. Existem várias formas, fiz a seleção de algumas para vocês:
Por cima da terra: Gosto de misturar a borra de café e farinha da casca do ovo e joga-las ao redor da planta, não encostando no caule. Conforme vou realizando as regas esse preparado se infiltrará na terra servindo de nutrientes para planta.
Suco de batata: Costumo bater a casca da batata no liquidificador e rego as minhas plantas com esse suco, faça um suco bem ralo, excesso de nutrientes pode matar a sua planta.
Chá de casca de banana: Pode juntar todas as partes da banana inclusive o talo e aquela banana podre também. Coloque tudo dentro de uma panela com água e deixe ferver. Após isso passe a banana na peneira e misture com mais água para não ficar forte em seguida regue as plantas, lembrando que a água não pode estar quente.

Preparação da terra: Todos esses ingredientes podem ser misturados na terra para plantar. É bem simples misture todos os ingredientes aqui mencionados, de acordo com a quantidade de terra que você tem, esses ingredientes devem ser aproximadamente 30% da quantidade da sua terra, vou no olhometro mesmo, deixe dentro de um vaso tampado, ou cubra a terra que você adubou com alguma coisa, plástico, folhas secas, telha em fim qualquer coisa que possa cobrir, para mim a folha seca é a melhor opção, deixe ali repousando por duas semanas, após isso é só plantar.
Essas são as formas que utilizo esses ingredientes para a adubação e cuidados com as minhas plantas, na internet vocês irão encontrar várias outras formas, deixo uma seleção de vídeos para vocês, ensinando como fazer:

Espero que tenha gostado desse post, amanhã tem mais, até!

2 comentários:

  1. AMEI esse post, Natasha!
    Não conhecia nenhuma dessas dicas mas amei! Quero tentar colocar em prática já. Realmente são ingredientes que a gente não presta a mínima atenção mas sempre tem em casa.
    Tenho uma ráfia em casa que o Fred, meu gato, destruiu. Desde então, tenho cuidado dela e ela já deu três galhinhos mas muito lentamente. Vou tentar usar esse adubo pra ver se ela se anima.

    Beijos.
    BLOG COISA E TAL

    ResponderExcluir