62894388 @elapensatambem: Minha horta: Nova Iguaçu muito espaço e pouco tempo. - BEDA31

recent posts

31 de ago. de 2017

Minha horta: Nova Iguaçu muito espaço e pouco tempo. - BEDA31

Por esses dias estava procurando uma horta comunitária aqui na minha cidade e por incrível que pareça ainda não obtive sucesso.
Muda de alface.
Eu moro na cidade de Nova Iguaçu, aqui tem muito espaço para o desenvolvimento de hortas orgânicas porém não temos tempo para o cuidado das mesmas.
Nova Iguaçu é uma cidade que possui uma história ruralista, muitas fazendas com enormes plantações existiam nesse lugar, com o aparecimento daquilo que chamamos de "progresso", as fazendas foram divididas em lotes e estes foram vendidos aos atuais moradores.
Boa parte desses moradores vieram de terras rurais de outros estados especificamente da regiões do nordeste e sudeste, o famoso êxodo rural, era comum vê nas humildes casas, pequenas plantações para consumo próprio mesmo.
As pessoas embora possuíssem a cultura de se ter uma horta em casa, tinham pela necessidade de comer e não por estarem conscientes dos benefícios dela, logo nos tornamos uma mão de obra para o comércio local e para a cidades mais desenvolvidas como Rio de Janeiro.
Basicamente a população de Nova Iguaçu era formada por homens que trabalhavam na construção civil e mulheres que trabalhavam como empregadas domésticas, e a outra classe de moradores de Nova Iguaçu eram e ainda são de comerciantes que pouco valorizam as terras férteis que possuímos e consequentemente as tornam improdutivas seja por não usá-las de maneira rentável ou por poluição mesmo.
Com isso veio a nova geração, que acredito ser a minha, nossos pais deram muito valor aos nossos estudos, mas optamos por profissões que estão ligadas ao serviço e a indústria e não a produção agrícola.
Hoje os velhos para relembrarem o período da sua juventude criam as suas hortas, mas essa é uma cultura isolada, essa cultura não é passada aos jovens, nós possuímos o espaço para termos hortas orgânicas produtivas porém nos falta tempo e iniciativa.
Acredito que uma horta orgânica além de trazer uma alimentação mais saudável, também traria  à algumas famílias de Nova Iguaçu uma fonte de renda, simplesmente porque muitas pessoas que moram em apartamentos ou em lugares com pouco ou nenhum espaço para plantio, estão optando em consumo de produtos orgânicos. Creio também que poderíamos ser um referencial no estado do Rio de Janeiro no cultivo de produtos orgânicos.
Vejo Nova Iguaçu com muito potencial nesse sentido e fico triste que a política e iniciativa sobre a produção de produtos orgânicos sejam fracas, para não dizer inexistentes.
Então se você é morador de Nova Iguaçu como eu e estar em busca de uma alimentação saudável e de um estilo de vida melhor, que tal começar a fazer a sua horta?
Se você quer começar a sua horta e não sabe como me responda nos comentários ou me procure nas redes sociais. Vou continuar por aqui dividindo o que sei, pode não ser muita coisa, mas essa é a minha iniciativa.
Até o próximo post.

6 comentários:

  1. Em volta redonda tbm sinto falta desse comercio orgânico, pelo menos nas feiras não encontro muito não

    ResponderExcluir
  2. Eu queria muito plantar pelo menos uns temperinhos em casa, acho tão gostoso ter algo fresquinho à mão! Olha que eu moro praticamente na roça, espaço não falta, mas o conceito de horta comunitária ainda é algo muito distante da nossa realidade.

    ResponderExcluir
  3. Oi Natasha, tudo bem? Como jornalista tive muito contato com ruralistas e conheci um senhorzinho que trabalha com produtos agroecológicos, ele diz que não se pode chamar a cultura feita dentro de ambientes na cidade de organicos porque mesmo que você não use agrotóxicos e etc eles ainda tem contato com a poluição do ar e tudo o mais. Eu aprendi muito com ele e a partir daí confesso que comecei a consumir muito esse tipo de produto.
    Acho, inclusive, eles uma delícia.
    É uma ótima iniciativa e adoraria ter uma hortinha na minha casa se pudesse. Por aqui onde eu moro é difícil ter espaço para horta. Na casa da minha mãe no interior, que tem um espacinho para quintal, ela planta cebolinha, pimenta e alguns outros condimentos.

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compreendo o ponto de vista desse senhor, mas onde eu moro ainda não existe essa poluição das grandes cidades, estou um tanto afastada do centro e próximo a Reserva Biológica de Tinguá.

      Excluir
  4. Olá Natasha, também moro em nova Iguaçu e tenho bastante interesse em fomentar uma horta comunitária na cidade. Precisamos conversar para dar início a este projeto. Eu estava realmente buscando companhia para tal iniciativa.

    ResponderExcluir