62894388 @elapensatambem: Minoria: Pobre, negra e burra! #BEDA02

recent posts

2 de ago. de 2017

Minoria: Pobre, negra e burra! #BEDA02

Pobre, negra e burra! Essa foi a frase que li em um comentário feito em um grupo no Facebook.
Elapensatambem
Foto: Pâmela Photo Produções.

As pessoas começaram a questionar o autor da frase, respondi a ele que não tinha entendido o porquê do comentário, ele poderia ter digitado errado sei lá, esses corretores ortográficos fazem a gente passar por cada situação, mas não, posteriormente o mesmo me mandou algumas mensagens com vários xingamentos.

Eu de nenhuma forma ofendi aquela criatura, nem se quer discuti com ele acerca do seu comentário, mas entendi que apesar disso, ele já possuía dentro de si um preconceito.
Segundo as palavras dele, o pobre e o negro são pessoas burras, e são a minoria.
Essa palavra minoria é a que mais mexeu comigo, o que leva a uma pessoa a pensar que os pobres e os negros são minoria?

Não preciso aqui usar nenhuma pesquisa do IBGE para mostrar que a maior parte dos brasileiros são de pessoas pobres, financeiramente falando, e um outro tanto são descendentes de negros, que nem sempre são pobres.

Se continuarmos pensando que somos a minoria então a verdadeira minoria continuará governando esse país, precisamos ocupar cada vez mais cargos de liderança, precisamos cada vez mais formarmos doutores, engenheiros e advogados, precisamos eleger pessoas que realmente nos representam e colocá-los na linha de frente desse país.

São vários fatores históricos que precisam ser considerados para entender a atual situação social do Brasil e o maior deles é sim a discriminação com o negro e com o pobre. Ações geram resultados, mas somos um povo inteligente, e precisamos acreditar no nosso potencial, quando acreditamos que podemos, que somos capazes conseguimos então quebrar as correntes. Isso foi o que a mãe da professora Diva Guimarães fez, acreditou que era possível dar estudo a sua filha e hoje apesar de não estar viva para ver, a sua filha nos dá um belo testemunho do que é ser, rica, negra e inteligente.

Compartilho com vocês um vídeo gravado na Semana da Literatura em Paraty, onde uma professora faz um discurso comovente, ali ela demonstra que apesar das dificuldades se lutarmos poderemos quebrar as barreiras impostas por essa minoria de pessoas que hoje governam o nosso país:
Professora Diva Guimarães.


Amanhã tem mais post, até lá.

Texto editado no dia 03/08/2017, após os queridos comentários de Bruna Morgan e Nary obrigada meninas.

4 comentários:

  1. Me corrija se eu estiver errada, mas acho que o "minorias" não se refere à número populacional, e sim à minoria que detêm poder. A maior parte da população que detêm poder é branca, homem e classe-média alta. Pelo menos é assim que eu entendo quando dizem que negros são a minoria.
    E sinto muito que você tenha recebido um comentário desse :c!

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é ponto apesar deles no referirem como minoria, nós não somos. O poder estar em uma minoria porque a maioria os colocam lá.

      Excluir
  2. Eu ia comentar o que a Bruna comentou ali em cima, que ele deve ter se referido a minoria pelo fato dos negros não deterem o poder. De qualquer forma foi um comentário completamente racista e excludente. Eu fico muito triste quando vejo em 2017 pessoas com o pensamento assim.

    ResponderExcluir
  3. O problema do país é a minoria branca, rica e que se acha muito esperta que tá governando esse país. E já to cansada de ver esse tipo de gente me representando. A verdade é que a gente precisa mudar como a gente vota pra eleger negros e mulheres e mudar o país na marra. Porque gente burra e racista como o autor do comentário não enxerga além do próprio umbigo e acha que todo mundo compartilha do mesmo mundinho fechado onde ele nunca se esforçou pra conseguir nada!

    ResponderExcluir