Hello people!
O fato de você ter tido alguém na sua família com câncer lhe faz repensar sobre alguns hábitos, esse foi principal motivo de eu ter mudado os meus.
 |
Flor Boa Noite, a preferida da minha avó. |
Estamos em
Outubro e como todos nós já sabemos esse mês é dedicado a
prevenção do câncer de mama, então a
cor escolhida no projeto
1Ano12Cores para esse mês foi a
cor Rosa.
Já falei aqui no blog que a minha avó teve
câncer de mama, foi uma época bem complicada, mas graças a Deus superamos e ela está viva, feliz e saudável. Após o
câncer o médico recomendou uma série de restrições, citarei alguns hábitos mudados pela minha avó conforme as restrições recomendadas.
O uso de tintura nos cabelos.
Minha avó a vida toda usou um alisante chamado Henê, que além de alisar também tingia os cabelos de preto, e é claro o uso desse alisante bem como pintar os cabelos foram proibidos pelo médico.
Fui buscar na internet qual seria a relação da tintura de cabelo com o câncer e encontrei a seguinte citação:
“Pessoas mais velhas tendem a acumular mais anos de uso das tinturas. Outra possibilidade é que elas tenham entrado em contato com compostos químicos mais pesados que eram empregados nesses cosméticos antes dos anos 1980”
Até 1980 alguns cosméticos usavam a substância 4-ABP e esta foi considerada como cancerígena causando mutações do genoma humano e interferindo em questões hormonais, e a maioria das tinturas de cabelos se não dizer todas possuíam essa substância, como vocês podem ver a minha avó se enquadra no perfil descrito acima, acreditem ela deve ter usado o Henê nos cabelos por uns 40 anos. Hoje ela não usa tintura nenhuma e seus cabelos estão branquinhos como algodão.
Deixou de cutilar as unhas.
Essa não é uma proibição para ser seguida após o câncer. A questão de não cutilar as unhas está relacionada ao processo de quimioterapia, nesse processo a imunidade fica muito baixa, consequentemente as unhas ficam enfraquecidas, logo a proibição de cutilar as unhas é para evitar feridas e também o uso de produtos como a acetona.
Mesmo após o processo de quimioterapia minha avó decidiu por não mais cutilar as unhas, porém ela ainda pinta e usa a acetona, coisa que tenho que aconselhá-la a mudar também.
Deixou de consumir alguns produtos industrializados.
Minha avó aboliu praticamente todos os produtos industrializados da cozinha, em especial o caldo knorr. Até hoje ela diz que o caldo knorr era quem dava um "tcham" na sua comida, lembro que desde de pequena esse condimento estava sempre presente na sua cozinha, e como nós já sabemos produtos industrializados não são benéficos a nossa saúde.
Passou a fazer exercícios físicos diariamente.
É isso mesmo, minha avó agora possui uma lista de exercícios diários. Ela recebeu do INCA uma cartilha com sugestões de exercícios físicos diários e regularmente ela os pratica. Fora esses exercícios ela caminha duas vezes ao dia, pela manhã e a tardinha. Encontrei essa citação na internet:
"A atividade física diária reduz o estresse oxidativo, isto é, a produção de radicais livres, agentes que podem prejudicar o metabolismo intracelular e ocasionar danos ao DNA, RNA, lipídios e proteínas. Radicais livres também promovem o mau funcionamento do sistema de reparo do DNA, contribuindo para a proliferação de células com mutações, ou seja, o desenvolvimento do câncer."
Exercícios físicos sempre foi uma dica aqui no blog para a obtenção de saúde, espero que o compartilhamento dessas informações e experiência, sirva de reflexão a vocês assim como serviu para mim.
Creio que se o INCA sugeriu essas restrições foi para beneficiar a minha avó e graças a Deus ela tem seguido as recomendações dadas e a sua saúde está ótima, considerando que ela já possui 84 anos, espero um dia chegar a idade dela com o vigor que ela possui.
E vocês? Qual a relação que vocês tem com câncer? Se tiver mais alguma recomendação para sugerir deixe aqui nos comentários.
Até o próximo post.
Fontes:
Como os exercícios ajudam a prevenir a formação de um tumor?
*** 1 Ano 12 Cores ***
Quer saber tudo sobre o nosso projeto siga a nossa hashtag
#1ano12cores no
Instagram. Conheça os blogs participantes: