62894388 @elapensatambem: cultivo

recent posts

Mostrando postagens com marcador cultivo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador cultivo. Mostrar todas as postagens

25 de mai. de 2017

Minha Horta: Aproveitando as folhas secas.

Hello people!

É isso mesmo mais um post sobre a minha horta e se preparem porque vai rolar muitas dicas por aqui, então let's go!

Utilizo as folhas secas também na minha sementeira
Hoje compartilho com vocês uma dica que aprendi em um Workshop sobre horta, o uso das folhas secas na horta. Pra começar quero informar que essa dica você pode usar em qualquer plantio.

Tudo começou com um cara chamado Mokiti Okada, através da observação da natureza  ele desenvolveu um método de agricultura que propõe cultivar os vegetais de maneira mais natural possível, mas o que isso tem haver como a minha horta? Pois bem, já reparou que embaixo das árvores sempre há folhas secas, então, essas folhas que muitas vezes nós achamos que sujam o ambiente são muito importante:

- As folhas que caem no chão ajudam a manter a umidade do solo e consequentemente a temperatura também.

- As folhas podem servir como adubo, afinal é um material orgânico em processo de decomposição.

- As folhas ajudam também a manter a terra fofa evitando aquele efeito de "terra compactada", facilitando assim o crescimento da planta.

Aqui em casa eu tenho um pé de algodão e pude perceber que as folhas do algodão secam bem rápido, então sempre aproveito essas folhas da seguinte forma:

- Misturando - as na terra, eu as uso como adubo, sei que assim estou enriquecendo a terra com bastante material orgânico.

- Toda vez que planto alguma coisa cubro o solo em volta da planta com as folhas secas, dessa forma eu preservo a umidade, diminuindo assim as regas e também previno que aquele solo ali fique duro prejudicando o desenvolvimento da planta.


Misturo as folhas secas na terra, assim adubo e deixo a terra mais "fofa".
Você pode usar essa técnica em qualquer vegetal, pode ser na horta, no jardim, pomar em fim não há restrição.

Eu achei essa dica muito simples e com excelente resultados, e você o que acha?

Até o próximo post. 

25 de abr. de 2017

Minha Horta: O que plantei no mês de Abril?

Hello people!

Está chegando o mês de Abril, faz pouco tempo que entramos na estação de outono, época que eu considero ser mais fácil lidar com a horta, temperatura mais baixa, solo mais úmido em fim o clima é mais agradável e mais favorável para que as plantas se desenvolvam com mais independência.



Estava aqui pensando sobre o que plantar  no meu quintal, lembrei de um infográfico que compartilhei com vocês aqui no blog dei uma lida nele e selecionei os vegetais que estarei plantando nesse mês de Abril.
Para mim, este será um desafio e tanto, porque agora decidi que irei pegar firme na horta, eu estava plantando uma coisinha aqui outra ali, quando chegou o verão não consegui dar conta do recado, mas nesse outono quero começar o plantio para valer.

Então a primeira coisa que decidi é a escolha dos vegetais que irei plantar, escolhi os seguintes:

Beterraba: Seu plantio se dá de Abril à Julho, a colheita de Junho à Setembro.
Cenoura: Seu plantio se dá de Maio à Julho, a colheita de Julho à Novembro.

Abobrinha: Seu plantio se dá de Abril e Maio, a colheita de Julho à Outubro.
Pepino: Seu plantio se dá de Abril e Maio, a colheita de Julho à Setembro.

Cebola: Seu plantio se dá de Março e Abril, a colheita de Agosto à Outubro.
Cebolinha: Seu plantio se dá de Março à Junho, a colheita de Maio à Dezembro.

Abóbora: Seu plantio se dá de Abril e Junho, a colheita de Setembro e Outubro.
Milho: Seu plantio se dá de Abril e Junho, a colheita de Julho e Outubro
Tomate: Seu plantio se dá de Março e Abril, a colheita de Julho à Outubro.

Lógico que existem outros vegetais que podem ser plantados nessa épocas, listei apenas alguns aqui. Espero que tenham gostado da minha seleção e vamos que vamos nesse desafio!

E você gosta de plantar também, conte a sua experiência nos comentários.
Para ver o Infográfico, clique aqui.

Até o próximo post!

12 de dez. de 2016

Minha horta: Upgrade!

Hello people!

Faz um tempo que não falo da minha despretensiosa horta aqui no blog, quem me acompanha no Instagram sabe que tenho realizado várias atividades, pois bem, resolvi fazer um upgrade aqui para vocês e pedir desculpas porque poderia ter passado a vocês várias informações muito importantes.

Flor de Tomate.
Tomate: Lá no Instagram eu mostrei o pé de tomate que tinha aqui em casa e também já mostrei o fruto da primeira colheita rsrsrsrs. Infelizmente o pé pegou uma praga e morreu mas já tenho outros pés que estão dando flores e já sei como me livrar das pragas.

Batata - doce: Nesse post aqui eu mostrei para você como usei a técnica hidropônica para plantar a batata-doce, primeiro eu esperei ela criar raízes e folhas e após isso a plantei na terra. No início a minha plantinha estava bem prejudicada tadinha, mas mesmo assim a rama de batata-doce estava lá resistindo ao tempo, aquele broto que tinha nascido no copo com água morreu e nasceu uma nova rama e ela está se alastrando pelo chão do meu quintal. Segundo as informações que pesquisei na internet após o plantio deve -se esperar cerca 120 dias para que haja frutos.

Eu plantei a minha batata-doce no mês de Abril, que não foi um mês muito apropriado para o plantio, o ideal é que a batata-doce seja plantada em climas quentes, no caso na Primavera e no Verão. Deveria colher as batatas em Julho mas como expliquei ela não teve um bom desenvolvimento, nesse caso esperarei mais um pouco, contarei a partir do dia que percebi a nova rama crescendo que foi em setembro, então colherei a minha batata-doce em Janeiro.

Aipim ou Mandioca: Aqui em casa minha avó já cultivava o aipim vira e mexe ela chamava alguém para arrancá-los, de uns tempo para cá eu mesma passei a arrancá-los e também a plantar. Em breve faço um post com mais detalhes sobre o Aipim.

Coentro: Esse ano teve uma oficina sobre horta caseira no meu trabalho, lá eu aprendi alguma coisas muito legais sobre o plantio e os cuidados com a horta, na oficina também ganhei algumas sementes de coentro que estão crescendo de vento e poupa rsrrsrs.

Abacaxi: Aqui em casa tinha um pé de abacaxi plantado há anos e o bichinho nunca que dava abacaxi, mas nesse ano ele resolveu dar o ar da sua graça e vamos ter abacaxi plantado em casa sim senhor! E ainda falando da técnica hidropônica eu também plantei o meu pezinho de abacaxi, primeiro o coloquei em copo com água para criar raízes depois o plantei na terra.

Fase inicial do abacaxi.
Melancia: Sim isso mesmo M-E-L-A-N-C-I-A! Tenho algumas mudas de melancia aqui em casa, não estou dando muita fé para elas não, acredito que o clima da região não seja favorável para o cultivo, porém estou deixando a planta crescer vou cuidando dela como cuido das demais, quem sabe né?

Bem é isso pessoal,  prometo que falarei com mais detalhes sobre o cultivo, pragas, mudas e plantio nas próximas postagens.


5 de dez. de 2016

Como plantar suculentas.

Hello people!

Quem me acompanha aqui no blog já deve ter percebido algumas fotos com as minhas suculentas, a princípio iria cultivá-las para dar de lembrancinha para os meus convidados no casamento, mas como o casório não foi adiante não atingi esse objetivo, porém fiz DIY aqui no blog, como sugestão de lembrancinha. Clique Aqui.

Se quiser saber mais sobre o meu projeto suculenta: Projeto Suculentas.

Pois bem, vou falar então em como foi o processo para cultivar as minhas suculentas. Eu possuo dois tipos de suculentas que são a Graptosedum Vera Higgins e a Mãe de Milhões, que nomes lindos!

A Vera Higgins eu comprei na Cadeg em São Cristovão aqui no Rio de Janeiro, ela foi bem baratinha.
Comprei uma planta já adulta e retirei as suas folhas maiores, coloquei essas folhas em solo úmido e bem adubado, aí esperei as mudinhas brotarem.



Mantive o solo úmido e não encharquei, também não joguei água diretamente na suculenta, mas sim na raiz, se você não tiver muita habilidade, use um conta gostas para umedecer a área onde a suculenta começou a criar raiz, mas a vezes a gente erra porque as mudinha são tão pequeninas rsrsrs.

Aos poucos a folha que usei para fazer a muda murchou e secou dando lugar a nova planta, aí a suculenta passou a alimentar-se apenas dos nutrientes do solo. A única adubação que usei na suculenta foi esterco de cavalo. Não pergunte onde arrumei! kkkkk.

Suculenta Colorida.


A cor da suculenta varia conforme a temperatura em que ela é exposta, quando deixo a minha suculenta na sombra ela fica mais verde e mais longa, quando a coloco no sol ela começa a ficar vermelha e fica meio "repolhudinha" rsrsrsrs.


A Mãe de Milhões é uma sem vergonha que se eu não tomar cuidado se espalha em todo o quintal, recentemente vi dela na minha rua, fico me perguntando se a danada não deu uma saidinha sem a minha autorização.
Ela é bem simples de pegar, basta você manter regas constantes que bicha cresce e depois começa a dar os seus filhotes na borda da folha e esses filhotes se alastram no solo rsrsrsrs



Ela também sofre alteração na sua cor, se ficar exposta no sol, ela vai criar uma borda vermelha nas folhas, muito lindinha, e quando bem adulta ela dá flor rsrsrrs.



Então essas são a minhas dicas. E você já tem uma suculenta? Tem vontade de ter?



Até o próximo post...

22 de abr. de 2016

Minha horta: Batata doce.

Hello people,

Hoje quero compartilhar com vocês mais uma dica, dessas bem fáceis. Há algum tempo que estou tentando fazer uma horta aqui em casa no meu quintal, mas infelizmente ando sem tempo, mas finalmente consegui começar alguma coisa rsrsrsrs... Comecei com um plantio bem simples, através da técnica de hidroponia. Comprei uma batata doce no mercado cozinhei e comi  kkkkkk.
Eu peguei um pedaço que não dava para o consumo e coloquei na água dentro de um copo.



E depois de alguns dias... já temos raízes e mudinhas uhu! Ah eu sei que não é lá uma grande coisa, mas vamos festejar da mesma forma uhuuuuuu. Mais algumas semanas e cortarei as mudinhas para colocar na terra.

Coloquei bem pouca água no copo, o suficiente para a bichinha não morrer desidratada e sempre verifico se é necessário repor a água. Quando a batata doce está na fase broto ou muda a mesma não pode ficar em lugares quentes , então coloquei o copo em um local que pegue sol pela manhã e a tarde faça sombra.

Por falar em horta, nesse fim de semana recebemos de uma amiga algumas laranjas e uma abóbora... eu não provei as laranjas, já devoraram tudo! Agora estou esperando a minha mãe fazer a abóbora para plantar as sementes, uhu! em breve falo para vocês sobre essa experiência também.

21 de mar. de 2016

Minha horta: Vamos plantar!

Hello people,

Hoje vim compartilhar com vocês algo que recentemente encontrei na internet, gosto muito de plantas embora não tenha muito tempo para cuidar delas, mas ainda possuo alguma plantinhas rsrsrs.

Veja:  Dica de Noiva: Projeto Suculentas

De uns tempos para cá tenho tentado criar uma horta, uma ideia muito boa mesmo é a hidroponia, que consiste em cultivar as plantas na água. Tenho compartilhado algumas ideias relacionadas na fanpage do blog, então, curta a nossa página no facebook.

O motivo principal desse post não é para falar da hidroponia, mas sim, compartilhar uma imagem que para mim é super útil para quem deseja ter a sua própria horta. Segue o infográfico: