62894388 @elapensatambem: dica doméstica

recent posts

Mostrando postagens com marcador dica doméstica. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador dica doméstica. Mostrar todas as postagens

14 de ago. de 2017

Minha receita: Flor de abóbora à milanesa

Hello people!
Olha eu aqui de novo! Dessa vez trago uma novidade culinária para vocês.

Como vocês sabem eu tenho um pé de abóbora aqui em casa e ele finalmente começou a dar flores. Uhu!!! A pessoa aqui estava toda impaciente porque o pé crescia e não dava uma florzinha se quer. Fazendo as minhas pesquisas pela internet descobri uma receita italiana feita com flores de abóbora.
Aqui no Brasil esse lance de comer flores ainda não é nada comum, mas em alguns países da Europa isso é tradição, então vamos a receita.
Flor de Abóbora à Milanesa
Você irá colher as flores machos no seu pé, aquelas que já está muchas, não pegue a flor que tem uma "barriga" porque é dessas flores que nascerão a abóbora.
Após colher as flores você irá lavá-las em água fria de forma bem delicada, retire de dentro dela o miolo e lave ali dentro também, faça tudo com cuidado pois essas flores são muito delicadas. Coloques em um papel toalha e enxugue.

Bata um ovo, e misturei nesse ovo o cominho, orégano, folhas de alho e sal, você pode colocar o tempero de sua preferência.
O processo é bem simples primeiro passe a flor no ovo, depois na farinha de trigo, passe no ovo novamente.

Por fim passe na farinha de rosca.

Coloque o óleo na frigideira e quando estiver quente frite a flor. Está pronta a nossa receita.


O que achei do prato.
A textura da flor é bem legal, achei que fosse absorver muito óleo quando gritasse, mas não ela fica bem sequinha, a flor não possui um sabor forte não o gosto dela é bem suave, então se você colocar temperos muito fortes no ovo eles irão roubar toda a cena.
Bem irei experimentar outras receitas e é claro contarei tudinho pra vocês.

Amanhã tem mais post, até!

Fonte: A cozinha de Cacau.

11 de jan. de 2017

Dica de Verão: Escalda pés.

Hello people!

Hoje vim compartilhar com vocês uma dica muito boa, receitinha da vovó então, let's go!
Aqui no Rio de Janeiro é verão e como todos nós sabemos faz muitíssimo calor, é comum optar pelo uso de calçados abertos e leves, porém quem mais sofre com isso são os nossos pés devido ao contato com o chão extremamente quente.

Fonte: Convite e Design

Chega no fim do dia após o trabalho ou aquela praia, os pobrezinhos estão super cansados e pesados, é ou não é? Sempre que me vejo nessa situação não penso duas vezes faço um Escalda Pés e durmo a noite toda com os pés leves, leves!

Como preparar o Escalda Pés?

 

O Escalda Pés pode ser feito de várias maneiras, mas explicarei como eu faço. Já preparei dos tipos de Escalda Pés de Lavanda com Camomila e outro de Hortelã com Eucalipto. É muito importante você saber quais os benefícios dos ingredientes que você irá usar na preparação do sais de banho, porque eles serão os responsável pelo o tratamento dos seus pés. O sais de banho você pode comprá-los neutros, aí basta você colocar algumas gostas do seu óleo essencial preferido.

Escalda Pés de Lavanda com Camomila.  - A lavanda é analgésica, antidepressiva, antirreumática, cicatrizante, antiespasmódica, anti-inflamatória, inseticida e tônica, já a Camomila é calmante e anti inflamatória., tudo que os nosso pés precisam. Você vai precisar de:

- Sais de banho aromatizado com lavanda
- Um pacote de flores de Camomila desidratada.

Escalda Pés de Hortelã com Eucalipto - A hortelã é cicatrizante, relaxante e restauradora, o Eucalipto é rico em propriedades antibacteriana e serve também para limpeza de feridas, logo deixa o nosso pé limpinho e ajuda na prevenção das micoses. Você vai precisar de:

- Sais de banho aromatizado com hortelã
- Um pacote de folhas de Eucalipto.

Fonte: Convite e Design

Coloque o sais de banho em uma vasilha de plástico e misture com a erva de sua preferência, após isso coloque em um pote vidro bem fechado, se for vidro tipo âmbar melhor ainda, deixe curtir no escuro por umas duas semanas.
Agora basta colocar um pouco de água quente junto com os sais dentro de uma bacia ou recipiente que caiba o seu pé, espere 1 minuto para ativar as propriedades e depois acrescente água fria o suficiente para cobrir os pés, porém a água ainda deve permanecer morna, agora é só colocar os pés e relaxar.

Dica de ouro: Use um hidratante para os pés ou óleo de amêndoa doce após o Escalda Pés.
 
ATENÇÃO: Caso você tenha problemas circulatórios ou seja gestante colocar o seus pés na solução quando a mesma estiver fria, não colocar os pés na água morna ou quente.

Você pode encontrar o sais de banho e o óleo essencial em qualquer loja de essências, já a erva desidratada basta ir em lojas de produtos naturais.

Essa é a dica de hoje, e aí vocês gostaram? Já fizeram Escalda Pés? Me conte?

Beijos e até o próximo post!

12 de dez. de 2016

Minha horta: Upgrade!

Hello people!

Faz um tempo que não falo da minha despretensiosa horta aqui no blog, quem me acompanha no Instagram sabe que tenho realizado várias atividades, pois bem, resolvi fazer um upgrade aqui para vocês e pedir desculpas porque poderia ter passado a vocês várias informações muito importantes.

Flor de Tomate.
Tomate: Lá no Instagram eu mostrei o pé de tomate que tinha aqui em casa e também já mostrei o fruto da primeira colheita rsrsrsrs. Infelizmente o pé pegou uma praga e morreu mas já tenho outros pés que estão dando flores e já sei como me livrar das pragas.

Batata - doce: Nesse post aqui eu mostrei para você como usei a técnica hidropônica para plantar a batata-doce, primeiro eu esperei ela criar raízes e folhas e após isso a plantei na terra. No início a minha plantinha estava bem prejudicada tadinha, mas mesmo assim a rama de batata-doce estava lá resistindo ao tempo, aquele broto que tinha nascido no copo com água morreu e nasceu uma nova rama e ela está se alastrando pelo chão do meu quintal. Segundo as informações que pesquisei na internet após o plantio deve -se esperar cerca 120 dias para que haja frutos.

Eu plantei a minha batata-doce no mês de Abril, que não foi um mês muito apropriado para o plantio, o ideal é que a batata-doce seja plantada em climas quentes, no caso na Primavera e no Verão. Deveria colher as batatas em Julho mas como expliquei ela não teve um bom desenvolvimento, nesse caso esperarei mais um pouco, contarei a partir do dia que percebi a nova rama crescendo que foi em setembro, então colherei a minha batata-doce em Janeiro.

Aipim ou Mandioca: Aqui em casa minha avó já cultivava o aipim vira e mexe ela chamava alguém para arrancá-los, de uns tempo para cá eu mesma passei a arrancá-los e também a plantar. Em breve faço um post com mais detalhes sobre o Aipim.

Coentro: Esse ano teve uma oficina sobre horta caseira no meu trabalho, lá eu aprendi alguma coisas muito legais sobre o plantio e os cuidados com a horta, na oficina também ganhei algumas sementes de coentro que estão crescendo de vento e poupa rsrrsrs.

Abacaxi: Aqui em casa tinha um pé de abacaxi plantado há anos e o bichinho nunca que dava abacaxi, mas nesse ano ele resolveu dar o ar da sua graça e vamos ter abacaxi plantado em casa sim senhor! E ainda falando da técnica hidropônica eu também plantei o meu pezinho de abacaxi, primeiro o coloquei em copo com água para criar raízes depois o plantei na terra.

Fase inicial do abacaxi.
Melancia: Sim isso mesmo M-E-L-A-N-C-I-A! Tenho algumas mudas de melancia aqui em casa, não estou dando muita fé para elas não, acredito que o clima da região não seja favorável para o cultivo, porém estou deixando a planta crescer vou cuidando dela como cuido das demais, quem sabe né?

Bem é isso pessoal,  prometo que falarei com mais detalhes sobre o cultivo, pragas, mudas e plantio nas próximas postagens.


5 de dez. de 2016

Como plantar suculentas.

Hello people!

Quem me acompanha aqui no blog já deve ter percebido algumas fotos com as minhas suculentas, a princípio iria cultivá-las para dar de lembrancinha para os meus convidados no casamento, mas como o casório não foi adiante não atingi esse objetivo, porém fiz DIY aqui no blog, como sugestão de lembrancinha. Clique Aqui.

Se quiser saber mais sobre o meu projeto suculenta: Projeto Suculentas.

Pois bem, vou falar então em como foi o processo para cultivar as minhas suculentas. Eu possuo dois tipos de suculentas que são a Graptosedum Vera Higgins e a Mãe de Milhões, que nomes lindos!

A Vera Higgins eu comprei na Cadeg em São Cristovão aqui no Rio de Janeiro, ela foi bem baratinha.
Comprei uma planta já adulta e retirei as suas folhas maiores, coloquei essas folhas em solo úmido e bem adubado, aí esperei as mudinhas brotarem.



Mantive o solo úmido e não encharquei, também não joguei água diretamente na suculenta, mas sim na raiz, se você não tiver muita habilidade, use um conta gostas para umedecer a área onde a suculenta começou a criar raiz, mas a vezes a gente erra porque as mudinha são tão pequeninas rsrsrs.

Aos poucos a folha que usei para fazer a muda murchou e secou dando lugar a nova planta, aí a suculenta passou a alimentar-se apenas dos nutrientes do solo. A única adubação que usei na suculenta foi esterco de cavalo. Não pergunte onde arrumei! kkkkk.

Suculenta Colorida.


A cor da suculenta varia conforme a temperatura em que ela é exposta, quando deixo a minha suculenta na sombra ela fica mais verde e mais longa, quando a coloco no sol ela começa a ficar vermelha e fica meio "repolhudinha" rsrsrsrs.


A Mãe de Milhões é uma sem vergonha que se eu não tomar cuidado se espalha em todo o quintal, recentemente vi dela na minha rua, fico me perguntando se a danada não deu uma saidinha sem a minha autorização.
Ela é bem simples de pegar, basta você manter regas constantes que bicha cresce e depois começa a dar os seus filhotes na borda da folha e esses filhotes se alastram no solo rsrsrsrs



Ela também sofre alteração na sua cor, se ficar exposta no sol, ela vai criar uma borda vermelha nas folhas, muito lindinha, e quando bem adulta ela dá flor rsrsrrs.



Então essas são a minhas dicas. E você já tem uma suculenta? Tem vontade de ter?



Até o próximo post...

15 de jun. de 2016

Aproveitando o buquê do dia dos namorados.

Hello people!! Como estão?

Hoje vim trazer um super dica para você aproveitar ao máximo aquele lindo buquê de rosas que seu namorado te deu.

Dá uma pena ver flores tão lindas murchando e secando no vaso, e aí chega aquele dia de jogar fora e você não quer jogar o presente do seu amor no lixo. As vezes colocamos algumas pétalas  em um livro ou desidratamos as flores para usá-las de outra forma, mas não é a mesma coisa...

Fonte: http://www.osmais.com/?ver=MTM4NjE=

Hoje vim compartilhar com vocês uma forma para de plantar essas flores e ter o presente do seu amor, ali, sempre vivo! rsrsrs

Você precisa de:
- Uma rosa cortada
- Batata
- Garrafa de plástico
- Terra
- Vaso de planta

Selecione a rosa que você quer plantar. Para começar, remova todas as folhas dela e corte o talo em um ângulo de 40 graus, mais ou menos 4cm abaixo da flor.



Agora vem a batata. Faça um furo do tamanho exato do talo da rosa na batata. O buraco deve ficar bem justo para que a rosa não fique bamba.


Encha o seu vaso com 5-7cm de terra e coloque a batata dentro.


Encha o resto do vaso com terra, cobrindo a batata e cercando a rosa, e a maior parte do trabalho estará feita.


A única coisa que falta é a mini estufa para a sua rosa. Uma garrafa de plástico é um local quente e aconchegante para ela crescer. Corte o fundo da garrafa e a posicione com cuidado ao redor do talo.


 Quando você quiser regar, jogue a água na terra ao redor da garrafa, não dentro.
Agora é só torcer para ela dar sinal de vida. Os primeiros raminhos aparecem bem rápido.



Então é isso aí pessoal espero que tenham gostado!

Fonte: http://www.naoacredito.com.br/dedo-verde/

22 de abr. de 2016

Minha horta: Batata doce.

Hello people,

Hoje quero compartilhar com vocês mais uma dica, dessas bem fáceis. Há algum tempo que estou tentando fazer uma horta aqui em casa no meu quintal, mas infelizmente ando sem tempo, mas finalmente consegui começar alguma coisa rsrsrsrs... Comecei com um plantio bem simples, através da técnica de hidroponia. Comprei uma batata doce no mercado cozinhei e comi  kkkkkk.
Eu peguei um pedaço que não dava para o consumo e coloquei na água dentro de um copo.



E depois de alguns dias... já temos raízes e mudinhas uhu! Ah eu sei que não é lá uma grande coisa, mas vamos festejar da mesma forma uhuuuuuu. Mais algumas semanas e cortarei as mudinhas para colocar na terra.

Coloquei bem pouca água no copo, o suficiente para a bichinha não morrer desidratada e sempre verifico se é necessário repor a água. Quando a batata doce está na fase broto ou muda a mesma não pode ficar em lugares quentes , então coloquei o copo em um local que pegue sol pela manhã e a tarde faça sombra.

Por falar em horta, nesse fim de semana recebemos de uma amiga algumas laranjas e uma abóbora... eu não provei as laranjas, já devoraram tudo! Agora estou esperando a minha mãe fazer a abóbora para plantar as sementes, uhu! em breve falo para vocês sobre essa experiência também.

21 de mar. de 2016

Minha horta: Vamos plantar!

Hello people,

Hoje vim compartilhar com vocês algo que recentemente encontrei na internet, gosto muito de plantas embora não tenha muito tempo para cuidar delas, mas ainda possuo alguma plantinhas rsrsrs.

Veja:  Dica de Noiva: Projeto Suculentas

De uns tempos para cá tenho tentado criar uma horta, uma ideia muito boa mesmo é a hidroponia, que consiste em cultivar as plantas na água. Tenho compartilhado algumas ideias relacionadas na fanpage do blog, então, curta a nossa página no facebook.

O motivo principal desse post não é para falar da hidroponia, mas sim, compartilhar uma imagem que para mim é super útil para quem deseja ter a sua própria horta. Segue o infográfico:





11 de ago. de 2015

Dicas para remoção de cravos e espinhas com gelatina.

Hoje quero compartilhar com você uma dica bem legal que aprendi esses dias na Internet. Todos nós sabemos que a nossa pele precisa de cuidados diários, mas essa correria do dia - a - dia não facilita muito! Recentemente em um dos meus acessos na internet e achei essa dica super legal, é uma mascara que remove cravos e espinha feita com gelatina e leite! Super simples não?!

Antes de passar a mascara eu limpei bem a minha pele. Primeiro usei um lencinho umedecido, gosto muito desse lenço, pois ele tem extrato de aloe vera, babosa, e também por que remove a oleosidade da pele, uso ele sempre antes de aplicar o protetor solar.

Depois fiz uma limpeza mais pesada, e usei uma loção para bebe da Johnson.


Então apliquei a máscara, é muito simples, basta misturar a gelatina em pó com um pouco de leite de caixinha, depois leve no micro-ondas ou dissolva em fogo brando mesmo, vai fira uma colinha, deixe amornar e passe nas regiões que mais possui cravos e espinha no meu caso, no nariz mesmo.



Você pode ficar com máscara até 15 minutos. Aqui tem a minha foto do antes e depois:



Você pode retirar a máscara de duas formas, puxando ela com as mãos delicadamente ou com algodão e água morna. Após retirar a máscara lave o rosto com um sabonete bem suave, próprio para o rosto e em seguida passe um hidratante. É importante passar o hidratante porque se não o seu organismo vai produzir mais óleo do que o necessário, dando o "efeito rebote".

Considerações finas:

-A técnica funciona e é uma mão na roda.
-Se for passar na face toda aconselho a usar água quente nas regiões onde a pele é mais sensível.
-Cuidado com as sobrancelhas e a região dos olhos!!
-Sempre use a técnica com a sua pele limpa!
-Não espere muito tempo para retirar, pois a máscara vai endurecendo e puxando a sua pele, 15 minutos é um bom tempo.
-Se ficar difícil de retirar use água morna!


#MeninaInteligente Compartilhe Ideias!

  

24 de jun. de 2015

Economizando na conta de luz com papel - alumínio

Todos nós sabemos que a conta de luz tem vindo uma absurdo, e não adianta fazer pirraça, porque a conta vai vir cara mesmo e vai demora até que isso mude ou talvez nem mude, sabe lá o que irá acontecer com a economia do nosso país.

Pois bem meus amigos consumidores, hoje vim aqui apresentar a vocês uma super dica para economizar.

Um dia desses conversando com uma colega no trabalho, ela me mostrou uma matéria sobre utilidades do papel alumínio que vão além da cozinha, logo, resolvi testar a dica.

Você vai precisar apenas de papel-alumínio, o suficiente para cobrir a sua tábua de passar roupa. Cubra a sua tábua de passa roupa com a parte mais brilhosa virada para cima.


Em seguida forre a tábua com pano bem fino.



Eu resolvi fazer o teste com duas roupas, o primeiro teste fiz com uma roupa de pano mais fino e o outro teste com a calça jeans.



Passei apenas metade da blusa e uma "perna" da calça jeans, um lado passei usando o papel alumínio forrando a tábua o outro sem.

Realmente a dica funciona, isso porque o calor refletido pelo papel vai alisar o lado oposto ao que está sendo passado. Vejam as fotos:





























Na calça jeans dá para ver o amarrotado bem marcado.




A economia talvez não seja muito para quem não passe muita roupa, mas é uma dica tão simples e também devemos considerar o fato que o tempo que se leva para passar uma roupa vai reduzir pela metade.

Vou deixar abaixo a fonte da matéria e também um vídeo que informa quanto que o ferro de passar roupa gasta por mês. Até a próxima dica.

Fonte: Casa e Jardim