Quando criei esse blog tinha a intenção de compartilhar ideias inteligentes, principalmente nesse universo feminino, pois bem, hoje eu compartilho com vocês uma decisão que tomei a pouco tempo.
Decidi que não irei mais passar química no meu cabelo, sempre usei relaxante no meu cabelo e o principal uso da química além de ser por vaidade (rsrrss e sempre é vamos combinar) também pelo fato de achar que meu cabelo não crescia, o que não era verdade, ele crescia porém o cabelo crespo possui uma característica própria, chamamos esse atributo de fator encolhimento.
Fator encolhimento para quem não sabe, tem haver com o formato do fio, cada cabelo temo seu tipo de formato, se o cabelo tiver um formato dos fios em espiral ou zigue-zague, o cabelo pode encolher de 50% a 80% do seu comprimento atual. Isto significa que ele vai aparentar ter a metade do comprimento que ele tem de fato.
Meu cabelo tem formato espiral, cacheado e os cachinhos são bem estreitos, isso significa que o fator encolhimento é bem grande.
Explicado o fator encolhimento vamos a outro motivo da minha decisão, hoje as pessoas têm muito mais aceitação ao cabelo crespo e isso conta também como um incentivo para mim mas o que realmente me fez pensar em relação a isso foram duas pessoas em especial a minha avó.
Para quem não sabe minha avó teve câncer e uma das principais recomendações médicas era a proibição de quase tudo que era relacionado a química principalmente a tintura e o henê que ela tanto usava, hoje há a mais ou menos três anos ela não usa química nenhuma nos cabelos e está com o cabelo branquinho e muito bonito rsrsrsrs. Outra pessoa que me fez pensar sobre meus hábitos foi um colega de trabalho que infelizmente passou pela mesma situação de câncer, pude acompanhar essa fase e tratamento do meu amigo e isso me fez refletir e muito sobre minha alimentação e meus hábitos.
Não pretendo ser radical, mas quero sim aos poucos ir mudando meus hábitos e ter uma vida mais saudável e estou começando pelos cabelos.
Essa é a minha decisão é a maneira que me sinto, você pode ou não aderir a ela, quero que saiba que isso não uma imposição é apenas a minha história sendo registrada. Até a próxima.
Para saber mais sobre fator encolhimento: http://www.cabelocrespoecabelobom.com.br/blog/2011/07/fator-encolhimento/
Continue acompanhando minha história:
Cabelo Natural: Saiba como estou progredindo.