62894388 @elapensatambem: Meu passeio à Ilha de Paquetá

recent posts

5 de jun. de 2015

Meu passeio à Ilha de Paquetá

Ah a Ilha de Paquetá, a moreninha do Rio, bairro que serviu de inspiração para um famoso romance do autor Joaquim Manuel de Macedo, esse romance aconteceu nos meados de 1844, porém a Ilha de Paquetá inspira vários romances até hoje. Posso falar aqui do meu pai e minha mãe, em uma das conversas que tive com a minha mãe ela me disse que um dos primeiros passeios que ela fez com o meu pai, foi para a Ilha de Paquetá e adivinhem só, o primeiro passeio que fiz com o meu noivo também foi para lá.



A Ilha de Paquetá além de ser um cenário para o pombinhos apaixonados, serve também para um excelente passeio familiar ou entre amigos. São diversas atividades que podem ser praticadas na ilha, vou falar daquilo que já fiz por lá nas minhas visitas rsrsrsrs.

É sempre bom ter um mapa da ilha, e é claro deixe o mapa na mão de alguém tenha senso de direção porque se não você irá se perder, principalmente se você resolver cortar a ilha pelas ruas ao invés rodeá-la pela orla. Eu desbravei a ilha de duas formas a pé e de bicicleta, as duas formas são bem legais, andar pela ilha e descobrindo cada lugar, cada cantinho é muito legal, então se você quer conhecer boa parte da ilha vá cedo, pegue a barca de sete horas na Praça XV/RJ.
A pé é mais cansativo pois a Ilha é grande, mas não deixa de ter seus benefícios. De bicicleta é na minha opinião é melhor, dá para conhecer mais lugares, você pode alugá-las lá mesmo, eu o meu amor alugamos e com o mapa nas mãos, fomos conhecer a ilha.

No dia em que fui com Daniel o  Parque Darke de Mattos estava fechado, quando retornei em um passeio com a igreja pude conhecer o parque. O Parque é um lugar muito agradável com trilhas e mirantes, especificamente o mirante do Morro da Cruz  e do Morro do Vigário e é claro como tudo na ilha esses mirantes também contam parte da história do nosso Brasil, lá você verá artefatos que são dos séculos 18 e 19.


O parque é arborizado, se escuta o som de pássaros a todo momento em alguns lugares você consegue ver paredes de argila, algumas ruínas, é também o túnel que apelidamos de túnel do tempo.


Outro ponto da minha visita foi a Praia da Moreninha e obviamente a pedra da moreninha que se encontra lá, subindo a pedra você encontrará mais uma vista privilegiada da ilha.
A ilha possui muitos cais e praças o que é deslumbrante por em cada cais há um cantinho, cada um desses cantinhos tem uma história para contar dá vontade de ficar ali apreciando a paisagem, os pássaros, o vento aiaiaia suspiros.


Um barquinho a deslizar no macio azul do mar, tudo é verão, amor se faz num barquinho pelo mar que desliza sem parar....



Você verá também muitos monumentos na Ilha, canhões, coretos, estátuas, a arquiteturas das casas tudo lá respira arte. Tive a oportunidade de comer em dois restaurantes no local e pelo que pude perceber a arte é uma cultura muito disseminada por lá, em todos restaurantes que passei tinha um tela de arte com alguma paisagem da Ilha. Aí você fica se perguntando onde será que foi pintada essa tela?


E para fechar o passeio com chave de ouro, o pôr do sol, a melhor forma de curtir o pôr do sol na minha opinião é de pedalinho, fim de tarde eu e o meu amor olhando o pôr do sol no pedalinho, ah que romântico rsrsrsrs.  A foto seguinte foi tirada do pedalinho mostrando a orla, lá no fundo dá para ver os pedalinhos estacionados rsrsrs.


Eu e Daniel decidimos voltar a noite, queríamos ver a ponte Rio - Niterói e a Ilha Fiscal iluminados, mais suspiros rsrsrsrs. Infelizmente não tenho fotos notunas :(

Poderia ficar aqui escrevendo e escrevendo sobre a Ilha de Paquetá, pra entender melhor só indo visitar o lugar, pois mesmo indo lá três vezes eu ainda não conheci tudo, mas também tenho que confessar que prefiro que seja assim, aliás sempre deixo alguma coisa encoberta para poder retornar e descobrir. kkkk


Local: Ilha de Paquetá - Rio de Janeiro.
Como cheguei: De barca na Praça Quinze de Novembro, s/n° - Centro - R.J
Horário da Barca: Fui ás 08:30 e saí de lá ás 19:00.

3 comentários: