62894388 @elapensatambem: programa em família

recent posts

Mostrando postagens com marcador programa em família. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador programa em família. Mostrar todas as postagens

19 de nov. de 2016

Meu passeio ao Forte de Duque de Caxias - Leme.

Hello people!

Quem me acompanha no Instagram @elapensatambem, sabe que tenho dados uns passeios pelo Leme/RJ, hoje vim compartilhar com vocês uma visita que fiz ao Forte de Duque de Caxias. Let's go!



O Forte de Duque de Caxias fica localizado no Morro do Leme, bem no início da praia é uma área ambiental protegida pelo Exército Brasileiro lá funciona também o Centro de Estudos de Pessoal do Exército. É cobrada uma taxa de visitação de R$4,00.

" O passeio ao Forte Duque de Caxias inicia-se pela caminhada ecológica. É uma subida de 800 metros numa estrada de paralelipípedo arborizada pela Mata Atlântica, em meio a Área de Proteção Ambiental do Leme."  Fonte: CEP/FDC



É isso mesmo pessoal para se chegar ao forte é necessário realizar uma pequena caminhada, mas não desanime porque você poderá desfrutar de lindas paisagens.



E é claro não podemos esquecer de um velho conhecido da gente o Mico Estrela, esse que já roubou o meu lanche em uma das minhas idas a trilha do Morro do Pão de Açúcar, em outro momento eu conto melhor esse episódio.



Se durante o caminho você ficar surpreso com a paisagem, imagina quando você estiver no topo do morro? Lá em cima é muito lindo,  é possível alguns pontos turísticos do Rio de Janeiro. Como o dia estava nublado fica um pouco difícil visualizar o Pão de Açúcar.




Em fim chegamos ao Forte.



O Forte possui no seu interior uma exposição sobre a vida de Duque de Caxias, patrono do Exército e uma galeria com exibição de pinturas e artefatos de guerra.



Na galeria é possível conhecer um pouco mais da história do nosso Brasil e também da cidade do Rio de Janeiro.


 Há também um espaço onde são exibidas várias pinturas dos animais nativos ali da região, a área onde o forte se encontra é toda protegida e preservada pelo exército.



Na parte externa são exibidos alguns artefatos de guerra.



O passeio todo é bem tranquilo e seguro, a caminhada é super fácil.

Espero que tenham gostado da dica. Até o próximo post.

Luneta usada para vigiar a Baia de Guanabara


Local: Praia do Leme
Como cheguei: Peguei um ônibus na central para Copacabana que passa no Leme.

Fonte de pesquisa: Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias.

14 de mai. de 2016

Meu passeio ao Centro Histórico de Petrópolis.



Hello people! Como vocês estão? Prontos, para mais uma dica de passeio?
Hoje vim compartilhar com vocês a minha experiência com a cidade história, Petrópolis.
Sai bem cedo de casa, pois Petrópolis é distante do local que moro, a viagem por si só é magnífica, pois a Serra Fluminense nos proporciona belas paisagens. Tudo muda, tudo fica verde, o ar é mil vezes melhor.
Petrópolis para mim foi uma experiência maravilhosa, uma cidade com vários atrativos, cheia de pequenos lugares para conhecer e é claro possui arquitetura deslumbrante que te encanta durante a caminha pela cidade.
Assim que chegamos à Rodoviária Governador Leonel Brizola pegamos um panfleto turístico, esse informativo possui uma lista dos principais pontos turísticos da cidade, e com o mapa nas mãos seguimos em frente...


O primeiro lugar que fomos visitar foi à Casa de Santos Dumont, lá podemos conhecer um pouco mais sobre a vida de Santos Dumont e alguns dos seus objetos pessoais. Lá da casa dá para observar o Relógio das Flores, pena que a época em que fui não estava muito bonito. Na visitação podemos ver objetos pessoais usados por Santos Dumont e um pouco mais a sua vida.

Maquete do avião 14 bis.

Palácio Amarelo, local onde atualmente funciona a Câmara Municipal da cidade, mais um imóvel de arquitetura deslumbrante.


A visita ao Museu Imperial foi recheada de muitas surpresas, gostei de tudo, saber sobre a vida de Dom Pedro e a sua família, os objetos utilizados naquela época, os móveis daquele século, trajes, várias curiosidades e coisas até engraçadas. Tive muita sorte ao entrar junto de um grupo pequeno de estudantes assim aproveitamos toda a explicação que foi dada ao grupo.



Posso dizer que o Palácio de Cristal é esteticamente lindo, mas não é tão atrativo para uma simples visita, vale a pena conhecer, mas não coloque muita expectativa. Tenho que ressaltar que o espaço foi criado para outros fins, como por exemplo, feiras culturais. Percebi também que a beleza desse palácio pode ser mais bem apreciada pela noite, a cidade com certeza tem outro encanto à noite.


Eu fui cheia de expectativas para conhecer o Parque Natural Municipal de Petrópolis, infelizmente o local não estava muito adequado para visitação. Faltava manutenção, conservação, ainda assim apreciei um pouco do lugar.


Além desses pontos existem outros locais abertos para visitação, como o Museu de Cera, eu ainda não o conheço, o que significa que terei que voltar a Petrópolis para essa e outras visitas. Fis toda a visitação a pé mesmo e foi bem divertido para mim.

Até o próximo passeio.

http://www.petropolis.rj.gov.br

Local: Centro Histórico de Petrópolis.
Saída: Terminal Rodoviário de Nova Iguaçu, 07h da manhã. Ônibus: Única Fácil
Chegada: Rodoviária Governador Leonel Brizola, Petrópolis, 09h da manhã.

Foi necessário pegar mais um ônibus para o Centro Histórico de Petrópolis.

6 de ago. de 2015

O importante é passear!

Geralmente posto algumas dicas de passeios aqui no blog, sempre penso em dar sugestões para a galera poder curtir um final de semana, férias ou feriadão, hoje decidi falar sobre a importância de fazer um passeio.
Eu sou uma pessoa que não consegue se habituar à rotina de jeito nenhum, tenho que inventar e sempre busco fazer as coisas de forma diferente dos demais, não sei o porquê, mas sou assim rsrrss.
Sempre curti viagens, passeio, sair com os amigos para algum lugar nem que seja para visitar alguém, durante certo tempo da minha vida não pude realizar muitos passeios devido a algumas limitações de idade ou financeira e também devido a algumas responsabilidades, como por exemplo, os estudos, mas sempre que dava curtia um passeio.

Passear, viajar é bom e importante por diversos motivos:

1) O tempo passa! É meu caro, uma das coisas que aprendi com a vida é que eu tenho que ter controle sobre ela e não ao contrário. De maneira nenhuma estou aqui dizendo que Deus não deva estar no controle da sua vida, o que quero dizer é: O tempo passa, se você não entender que lazer também faz parte da sua vida, você nunca vai apreciá-la da maneira correta. O que adianta você morar em um lugar lindo e não conhecê-lo? Lógico que você não irá conhecer o mundo inteiro, nem que vivêssemos duzentos anos conseguiríamos, porém que tal começar a conhecer um pouco mais da sua cidade?

2) Ter uma vida que possui apenas responsabilidades cansa! Nós não fomos feitos apenas para trabalho, responsabilidades, compromissos e etc... Isso sobre carrega o corpo e também a mente, o cotidiano fica muito difícil. Uma sensação de corpo cansado e mente estressada, está sempre tenso, preocupado com alguma coisa, isso não é bom e com certeza mais cedo ou mais tarde vai causar um desequilíbrio na sua vida. Que pode ser uma doença ou até problemas relacionais e familiares. Tirar o tempo para relaxar, sair da rotina ajuda e muito a resolver conflitos, e se você for pai ou mãe vai ajudar também a fortalecer o laços fraternos da sua família.

3) Papai do céu criou tudo para nós. Deus fez tantas coisas belas, e essa belezura toda é para ser apreciada, usufrua disso então! Pensa comigo, se não fosse para apreciarmos todos esses lugares lindos que você normalmente só ver por fotos, por que Papai do céu os faria tão bonitos? O próprio Deus deseja que você esteja nesses lugares, apreciando todo esse esplendor que é a natureza.

Quando estou visitando determinados lugares e contemplo a natureza do Senhor, lembro-me do seu amor e cuidado. A cultura de um povo, um marco histórico, o mar, o céu, as montanhas, a fauna e a flora. Tudo me faz recordá-lo e eu saio dali revigorada e grata. E tem coisa melhor do que viver com o coração grato?

Pense nisso! Programe um tempo e vamos passear!

Sugestões de passeio no Rio de Janeiro:

Parque Lajes.
Ilha de Paquetá.
Fortaleza de São João - Urca.
Pista Cláudio Coutinho - Urca.






21 de jul. de 2015

Meu passeio à Pista Cláudio Coutinho - Urca.

Vamos então a mais um passeio econômico na nossa querida cidade maravilhosa, Rio de Janeiro.
O Rio de Janeiro continua lindo! Cidade maravilhosa cheia de encantos mil! É bonita é bonita...


Mais uma vez eu aqui dando dicas de passeios, e mais uma vez é na Urca meu povo!
A Pista Cláudio Coutinho foi a primeira trilha que fiz, ela foi para mim um start para prática de trilhar rsrsrrs, creio eu que muitas pessoas que começaram a fazer trilhas começaram por lá.
E como todo lugar turístico no Rio de Janeiro, existe uma explicação histórica para essa Pista, a principio essa pista não era liberada para o público não, ela era de propriedade privada do Exército Brasileiro. Lembra que eu já falei sobre o centro de Educação Física do Exército que fica na Urca? Saiba mais...  Pois bem, adivinha só da onde é o senhor Cláudio Coutinho era? E sim ele fazia exercícios por lá, e para homenageá -lo a pista recebeu o seu nome.

Cláudio Coutinho foi Capitão de Artilharia no Exército, preparador físico da seleção brasileira de futebol e também foi o cara que iniciou o método de condicionamento físico no Brasil.

Realizar trilha na Pista Cláudio Coutinho foi algo revigorante para mim, nem preciso dizer que a paisagem é linda, mas valeu também o exercício físico realizado. A trilha consiste em subir o Morro da Urca, é uma trilha vai e vem, pessoas sobem junto com você ou descem, as vezes o carinha que passou por você já subiu e já desceu e você se sente uma lesma. rsrsrsrs



Durante o trajeto encontrei alguns miquinhos que ficam por lá esperando comida, e o povo acaba dando frutas para eles, aiaiaiaiai.


A subida é um pouco cansativa, então vá preparado! Não é uma trilha difícil, já vi idosos e crianças por lá, porém é necessário atenção e cuidado!


O esforço realmente compensa:


Algumas coisas que preciso ressaltar, eu fiz a trilha que está localizada na Pista Cláudio Coutinho, apenas a que sobe o Morro da Urca, não cheguei ir até o final da pista. É importante entender que a subida não é até o morro mais alto do Pão de Açúcar, para lá só de bondinho.


Espero que tenham gostado e até o próximo passeio.

Local: Pista Claudio Coutinho - Urca\Rj.
Como Cheguei: Estação Central do Brasil: Linha de ônibus 107 - Central - Urca.

15 de jun. de 2015

Meu passeio à Fortaleza de São João - Urca.

Que tal um pouco de cultura e história do Brasil? Hoje a minha dica é um passeio cultural.
A Fortaleza de São João localiza-se no bairro da Urca, na cidade do Rio de Janeiro, ela fica bem próximo a Pão-de-açúcar que é um famoso ponto turístico.
A fortaleza atualmente é mantida pelo Exército Brasileiro, lá funciona o Centro de Capacitação Física do Exército, o local possui visitação aberta ao público, lembrando que deve-se marcar a visita antes, no final do post vou deixar o link para contato.


Falar sobre essa a fortaleza é falar sobre a história do Brasil. 
Em 1710, com o apoio da Fortaleza de Santa Cruz (que se localiza do outro lado da Baía de Guanabara) foi repelido o ataque da esquadra do corsário francês, Jean-François Duclerc.
Para saber mais acesse: Fortaleza de São João- Wikipédia

Foi possível visitar o Museu de Futebol do Exército rsrsrsrs


Visitei o local que é o marco dos primeiros fundamentos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.


Após isso o grupo no qual estava fez um pequena caminhada até a fortaleza, passamos pela Bateria de Maques Pôrto, lá é possível visualizar vários canhões e outros artefatos de guerra gigantes!


Fomos então a fortaleza.


A primeira coisa que eu lembrei assim que entrei na fortaleza, foi as diversas novelas e filmes de época que já assisti. Cenário incrível não?



Entrando na fortaleza ao lado esquerdo é possível ver os cômodos usados para os disparos de canhões. A parte térrea é toda assim,  uma galeria de canhões.



Subindo as escadas no fim da galeria, encontramos uma vista maravilhosa do Pão de açúcar e da Baía de Guanabara.



Na parte superior da fortaleza há também O Museu Histórico da Fortaleza de São João, onde é possível conhecer mais da história da fortaleza como também conhecer outros artefatos históricos e culturais.


É claro que só indo lá para poder apreciar tudo o que essa fortaleza tem para mostrar e contar, super recomendo. Até o próximo passeio.

Local: CCFEx/FSJ - Av João Luiz Alves, sn - Urca - Rio de Janeiro \RJ



5 de jun. de 2015

Meu passeio à Ilha de Paquetá

Ah a Ilha de Paquetá, a moreninha do Rio, bairro que serviu de inspiração para um famoso romance do autor Joaquim Manuel de Macedo, esse romance aconteceu nos meados de 1844, porém a Ilha de Paquetá inspira vários romances até hoje. Posso falar aqui do meu pai e minha mãe, em uma das conversas que tive com a minha mãe ela me disse que um dos primeiros passeios que ela fez com o meu pai, foi para a Ilha de Paquetá e adivinhem só, o primeiro passeio que fiz com o meu noivo também foi para lá.



A Ilha de Paquetá além de ser um cenário para o pombinhos apaixonados, serve também para um excelente passeio familiar ou entre amigos. São diversas atividades que podem ser praticadas na ilha, vou falar daquilo que já fiz por lá nas minhas visitas rsrsrsrs.

É sempre bom ter um mapa da ilha, e é claro deixe o mapa na mão de alguém tenha senso de direção porque se não você irá se perder, principalmente se você resolver cortar a ilha pelas ruas ao invés rodeá-la pela orla. Eu desbravei a ilha de duas formas a pé e de bicicleta, as duas formas são bem legais, andar pela ilha e descobrindo cada lugar, cada cantinho é muito legal, então se você quer conhecer boa parte da ilha vá cedo, pegue a barca de sete horas na Praça XV/RJ.
A pé é mais cansativo pois a Ilha é grande, mas não deixa de ter seus benefícios. De bicicleta é na minha opinião é melhor, dá para conhecer mais lugares, você pode alugá-las lá mesmo, eu o meu amor alugamos e com o mapa nas mãos, fomos conhecer a ilha.

No dia em que fui com Daniel o  Parque Darke de Mattos estava fechado, quando retornei em um passeio com a igreja pude conhecer o parque. O Parque é um lugar muito agradável com trilhas e mirantes, especificamente o mirante do Morro da Cruz  e do Morro do Vigário e é claro como tudo na ilha esses mirantes também contam parte da história do nosso Brasil, lá você verá artefatos que são dos séculos 18 e 19.


O parque é arborizado, se escuta o som de pássaros a todo momento em alguns lugares você consegue ver paredes de argila, algumas ruínas, é também o túnel que apelidamos de túnel do tempo.


Outro ponto da minha visita foi a Praia da Moreninha e obviamente a pedra da moreninha que se encontra lá, subindo a pedra você encontrará mais uma vista privilegiada da ilha.
A ilha possui muitos cais e praças o que é deslumbrante por em cada cais há um cantinho, cada um desses cantinhos tem uma história para contar dá vontade de ficar ali apreciando a paisagem, os pássaros, o vento aiaiaia suspiros.


Um barquinho a deslizar no macio azul do mar, tudo é verão, amor se faz num barquinho pelo mar que desliza sem parar....



Você verá também muitos monumentos na Ilha, canhões, coretos, estátuas, a arquiteturas das casas tudo lá respira arte. Tive a oportunidade de comer em dois restaurantes no local e pelo que pude perceber a arte é uma cultura muito disseminada por lá, em todos restaurantes que passei tinha um tela de arte com alguma paisagem da Ilha. Aí você fica se perguntando onde será que foi pintada essa tela?


E para fechar o passeio com chave de ouro, o pôr do sol, a melhor forma de curtir o pôr do sol na minha opinião é de pedalinho, fim de tarde eu e o meu amor olhando o pôr do sol no pedalinho, ah que romântico rsrsrsrs.  A foto seguinte foi tirada do pedalinho mostrando a orla, lá no fundo dá para ver os pedalinhos estacionados rsrsrs.


Eu e Daniel decidimos voltar a noite, queríamos ver a ponte Rio - Niterói e a Ilha Fiscal iluminados, mais suspiros rsrsrsrs. Infelizmente não tenho fotos notunas :(

Poderia ficar aqui escrevendo e escrevendo sobre a Ilha de Paquetá, pra entender melhor só indo visitar o lugar, pois mesmo indo lá três vezes eu ainda não conheci tudo, mas também tenho que confessar que prefiro que seja assim, aliás sempre deixo alguma coisa encoberta para poder retornar e descobrir. kkkk


Local: Ilha de Paquetá - Rio de Janeiro.
Como cheguei: De barca na Praça Quinze de Novembro, s/n° - Centro - R.J
Horário da Barca: Fui ás 08:30 e saí de lá ás 19:00.

28 de abr. de 2015

Meu passeio ao Parque Laje.

Faz um bom tempo que tenho o desejo de escrever a respeito dos meus passeio pela cidade maravilhosa, Rio de Janeiro.

Parque Lajes com certeza já é um lugar queridinho do Rio de Janeiro, querido por todas as idades, família, namorados, fotógrafos, noivas e escolas. É aquele tipo de lugar que todo mundo gosta calmo e tranquilo super da paz, excelente para fazer um piquenique, fazer uma sessão de fotos, caminhar ou simplesmente ler um livro.

Eu fui há quase um ano com meu noivo que na época era meu namorado, descobri o lugar por que queria dar um presente super romântico para ele já que ele adora essas coisas rsrsrsrs aí nas minha busca pela internet achei o Parque Laje.

Esse lugar é realmente lindo e também é histórico e faz parte do patrimônio histórico e cultural da cidade, o nome do parque se dá devido ao fato do sobrenome Laje, lá pelos anos de mil e oitocentos e lá vai bolinha o Parque Laje na época era uma propriedade do senhor Antônio Martins Lage. O lugar foi projetado tendo como inspirações os parques românticos ingleses da época, a ideia era construir um palácio. Atualmente o lugar além de ter uma mansão como uma escadaria linda rsrsrs possui também a Escola de Artes Visuais, um aquário, parquinho para crianças, lago, coreto, gruta, uma torre de castelo e também possui uma trilha até o corcovado aos pés da estátua Cristo Redentor, bem a trilha dura até duas horas e meia.

Pude visitar quase tudo no parque com exceção do lago e a trilha rsrsrs.

Entrando no casarão você encontrará uma piscina e olhando para cima poderá ver o Cristo Redentor, no casarão funciona um café e uma escola de artes.


Como eu disse o parque também possui uma gruta, feita de pedra sabão e acredite o lugar não virou patrimônio cultural a toa, tem muita história e curiosidade nesse lugar.


O aquário não é um super aquário, mas tem o seu encanto e a criançada adora rsrsrs


E todo bom castelo tem que possuir uma torre e eu é claro posei de princesa rsrsrs essa é uma das minha fotos favoritas.

O lugar todo é arborizado com bastante verde, fiquei pasma com o tamanho das árvores, tem chafariz, palmeiras imperiais um clima agradável em fim toda a exuberância da mata atlântica.

Espero que tenham gostado do post e até o próximo passeio.

Local: Parque Lage - R. Jardim Botânico, 414 - Jardim Botânico\RJ.
Como cheguei: Ônibus 485- Cosme Velho (BRS), na Av. Presidente Vargas.